Aprenda a Deixar a Casa Perfumada na Dose Certa

A casa perfumada se apresenta como um ambiente receptivo e harmonioso. Normalmente as pessoas usam difusores, incensos e velas para transformar a atmosfera residencial,…

A casa perfumada se apresenta como um ambiente receptivo e harmonioso. Normalmente as pessoas usam difusores, incensos e velas para transformar a atmosfera residencial, mas é necessário agir com cautela para não sobrecarregar a casa. Em primeiro lugar os aromas usados precisam buscar um equilíbrio perfeito para nãos se transformar em algo desagradável.

Deixar a residência perfumada na dose certa é um desafio, afinal, não são todas as pessoas que possuem capacidade de distinguir os aromas e combiná-los em função do bem estar dentro de casa. Na hora de escolher um meio de deixar o ambiente perfumado e agradável é preciso considerar o tipo de produto, espaço e momento.

Todos os cômodos da casa podem ter o aroma inovado, como é o caso da sala, quarto, banheiro e cozinha. A proposta de decoração também costuma exercer influência na escolha da fragrância, por isso é importante buscar a harmonia sinestésica na composição. Deixar a casa perfumada é uma forma de aumentar as chances de relaxamento e tornar a área interna mais prazerosa.

Além dos produtos prontos encontrados a venda no mercado, também é possível se apropriar de receitas caseiras para aromatizar ambientes residenciais. Algumas sugestões de água de passar, saches e água de limpeza costumam combinar as melhores fragrâncias.

Ao investir numa casa perfumada na dose certa, todos os moradores serão beneficiados. Por isso é fundamental conhecer a simbologia de cada fragrância e buscar a sintonia entre os aromas. Cuidado ao fazer a combinação de produtos aromáticos, já que nem todos possuem compatibilidade.

Confira a seguir sugestões de aromas para casa, levando em conta as necessidades de cada espaço:

Aroma para quarto: ambiente privado, que necessita de serenidade e conforto. A lavanda é uma das principais fragrâncias para esse espaço da casa e pode ser usada para aromatizar o enxoval da cama. Além de ser uma substância relaxante, também contribui com uma atmosfera romântica e tranqüila. Outras essências que prometem inovar a atmosfera do quarto são Patchuli e Sândalo, que possuem função afrodisíaca.

Leia Também:  Aparelhos de Ginástica para Academia

– Aroma para banheiro: depois de apostar numa decoração clean e suave para o ambiente sanitário, é recomendado escolher uma fragrância que indique refrescância. Dependendo do produto aromático usado nesse cômodo, é possível aumentar a sensação de limpeza e deixar a área agradável. Entre as indicações se destacam os aromas cítricos, hortelã, eucalipto, pitanga e maracujá.

Aroma para cozinha: é necessário tomar muito cuidado com o tipo de fragrância usada nesse ambiente. O cheiro predominante deve buscar uniformidade com a proposta do cômodo onde são preparadas as refeições de cada dia. O uso de água perfumada é muito freqüente na cozinha, principalmente quando a idéia consiste em acabar com o odor de gordura. Entre os aromas indicados vale apostar em alecrim, manjericão ou cítricos.

Aroma para sala de estar: o espaço mais receptivo da casa precisa estar perfumado na quantia certa, ou seja, sem exageros. Busque incorporar aromas calmantes e que sejam verdadeiros indicadores de aconchego. Procure não variar tanto o perfume da sala porque ela necessita de uma identidade própria dentro do lar. O Gerânio é uma das indicações da aromaterapia, já que contribui com a sensação de calma e atua no ambiente como antidepressivo. Para energizar a sala e torná-la mais agradável, experimente de lima.

Os produtos aromáticos para casa podem ser encontrados a venda nas lojas em diferentes versões, invocando dessa forma fragrâncias encantadoras. Sprays, incensos, saches e varetas de bambu em óleos essenciais são algumas sugestões para perfumar ambientes residenciais.

Top