Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Aprenda a calcular o período fértil

Aprenda a calcular o período fértil

Muitas mulheres tem o desejo de serem mães. Por isso, muitas delas acabam buscando a orientação de especialistas para conhecer métodos que facilitam esse processo. Entre o mais comum e mais fácil deles, podemos citar o cálculo do período fértil. Aprenda a calcular o período fértil.

Através do calculo do período fértil, a mulher tem maior chance de engravidar. (Foto: divulgação)

Vantagem em calcular o período fértil

A forma de calcular o período fértil segue os mesmos passos do método da tabelinha. Ou seja, leva-se em consideração o dia provável da ovulação (liberação do óvulo pelo ovário), correspondente ao período fértil da mulher. Durante esse tempo, a chance que a mulher tem de engravidar é muito maior.

Calculando o período fértil

Como já foi anteriormente mencionado, através do calculo do período fértil, a mulher tem mais chance de realizar o tão sonhado desejo de ser mãe. Para iniciar o cálculo, é necessário que a mulher conheça seu ciclo, ou seja, se ele tem duração de 28 dias ou mais. Dessa forma, uma mulher que apresenta um ciclo de 28 dias e esse for regular,  ela estará no período da ovulação a partir do 14° dia após o primeiro dia da menstruação. Além disso, é necessário que a mulher leve em consideração, uma margem de erro, que corresponde a cinco dias antes de cinco dias depois do provável período da ovulação.

Aprenda a realizar o calculo do período fértil. (Foto: divulgação)

Passo a passo do cálculo

Para facilitar o cálculo do período fértil, conheça abaixo o passo a passo desse processo.

  • Primeiro passo – a mulher deve contar os dias correspondentes ao primeiro dia da menstruação (início do ciclo) e o dia anterior ao início dela (último dia do ciclo). Ao final do calculo, tem-se o número de dias do ciclo menstrual que poderá ser 26, 28 ou 32 dias.
  • Segundo passo – divida o número de dias menstrual por dois, uma vez que o período fértil corresponde à metade do ciclo.
  • Terceiro passo – no dia da menstruação, a mulher deve somar o numero de dias referentes à metade do ciclo menstrual. Ao final desse cálculo, obtem-se o dia fértil. Por exemplo, caso o ciclo da mulher seja composto por 28 dias e caso a mulher tenha menstruado no dia 15 de Setembro, o período fértil corresponderá ao 14° dia contados a partir do dia 15 de Setembro, ou seja, no dia 29 de Setembro.
  • Quarto passo – como dica, a mulher pode anotar no calendário, o período correspondente a ovulação. Uma forma de lembra-la.

    Muitas mulheres tem o desejo de serem mães. (Foto: divulgação)

Uma forma de facilitar a gravidez, as mulheres podem aprender a calcular o período fértil. Após aprender como calcular o período fértil, basta realizar o calculo, basta realiza-lo e obter as vantagens.

Recomendado para você
Bem Estar

Como Remover Manchas de Roupas

Bem Estar

Como limpar um filtro de água

Bem Estar

Como Usar Legging de Couro

Bem Estar

Tailleur feminino: o que é, dicas para usar

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *