Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Serviços> Aposentadoria por idade

Aposentadoria por idade

Por Isah

A aposentadoria por idade é um benefício concedido pela Previdência Social a todos os trabalhadores, por isso é importante ser um contribuinte do INSS. Segundo a lei trabalhista que rege esse direito, homens com idade igual ou superior a 65 anos podem entrar com o pedido de aposentadoria, já com as mulheres isso acontece quando elas completam 60 anos.

Aposentadoria por idade (Foto: Divulgação)

Aposentadoria por idade

A idade para se aposentar pode ainda variar de acordo com o tipo de serviço desempenhado, ou seja, quando se trata de trabalhadores rurais, os homens se aposentam com 60 anos e as mulheres com 55. Leva-se em conta o nível de desgaste de cada função para que a Previdência libere o benefício. A aposentadoria por idade é concedida a todos os trabalhadores que contribuem para a Previdência Social, desde que tenham fechado o número de contribuições de acordo com a categoria.

Contribuições GPS garantem a aposentadoria por idade (Foto: Divulgação)

Nova Fórmula Aposentadoria 85/95

Com a nova Fórmula da Aposentadoria 85/95 é preciso atingir a somatória da idade com o tempo de contribuição de acordo com o sexo e a categoria de trabalho a qual o segurado tem direito. No caso dos homens a idade para se aposentar é de 65 anos de idade e 35 de contribuição e as mulheres é de 60 anos de idade e 30 de contribuição. O que a nova lei favorece é que o trabalhador que atingir a soma proposta não precisará usar o Fator Previdenciário, ou seja, se aposentará com o valor integral, desde que não ultrapasse o teto máximo.

A expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando a cada ano (Foto: Divulgação)

Aposentadoria por idade: como solicitar

Tendo a idade correspondente a aposentadoria, o trabalhador já pode dar entrada com a documentação necessária e passar a receber uma remuneração. Em caso de contribuinte individual, compareça uma unidade do INSS portando documentos como: RG, CPF, PIS, certidão de nascimento e certidão de trabalho. Estando toda a documentação em dia e as contribuições necessárias, em meia hora é possível de o cidadão já sair aposentado do INSS. Portanto mantenha sempre em dia o pagamento da Guia do INSS para evitar possíveis problemas futuros.

Para solicitação da aposentadoria dirija-se a uma agência do INSS (Foto: Divulgação)

O que garante a nova Fórmula da Aposentadoria 85/95?

A nova fórmula da aposentadoria 85/95 garante que no futuro milhares de trabalhadores contribuintes para o Seguro Social poderão se aposentar, bem como as gerações futuras. Como o numero de aposentados vem crescendo muito devido a estimativa de vida dos brasileiros ser bem maior foi necessário obter uma segunda opção, pois caso contrário o INSS iria falir e as aposentadorias e seus benefícios proporcionados pelo INSS seriam extintos.

Recomendado para você
Serviços

Carrefour – Ofertas, Produtos, Loja Online www.carrefour.com.br

Serviços

Dicionário Priberam Online

Serviços

Nota Fiscal Paulista: Cadastro e Consulta

Serviços

Cobertor Elétrico, Preços Onde Comprar

Comentários
  1. vicente aparecido ferreira disse:

    achei muito importanteas informações contidas neste site principalmente as de fun do juridico pois assim mais pessoas podem tomar conhecimento de seus direito relativos a aposentadoria e da previdencia.parabens por esta iniciativa.grato.Vicente, professor de Historia e Bacharel em Direito.

  2. auxiliadora disse:

    minha mae contribui com 100,00 reais há 15 anos.
    quanto tempo ela deve contribuir se já completa 70 anos
    agora em 2010?

  3. Rosineide Oliveira disse:

    Gostaria de obter os três últimos extratos de pagamento de aposentadoria do meu pai, mas só consigo ter acesso ao último.
    Como posso consegui-los através da internet? Me ajudem. Desde já agradeço.
    Rosineide Oliveira

  4. amelia dutra disse:

    oi meu nome e amelia dutra eu quero saber porque eu nao recerbo minha aposentadoria pois dei emtrada a 7 anos e nunca recerbe nem uma informaçao sobre o benerficio. e queria saber o problemar, e queria sarbe se fui aprovada ou nao?

  5. OI EU NÃO GOSTEI PORQUE NÃO CONSIGO ACHAR O QUE EU NÃO PRECISO disse:

    OI EU GOSTEI PORQUE ME AJUDOU MUITO

  6. diana disse:

    minha tia nunca trabalhou e nunca contribuiu com o inss,ela tem 83 anos ela tem direito de se aposentar mesmo sem contribuir.

  7. MTJac disse:

    Diana, acesse o site oficial para encontrar esta informação.

  8. verateresinha freitas de camargo disse:

    Gostaria de saber porque nao se recebe de acordo com o que se desconta,sei que sao feitos calculos,mas que sacanagens,desconto uns quatro salarios minimo e sofri um acidente e vou receber nem chega tres,considero uma falta de respeito com o ser humano.

  9. divina rodrigues disse:

    eu tenho 61 anos e sempre trabalhei de domestica, mas nunca assinou carteira de trabalho, ou seja nunca contribui com o inss,eu possuo o direito de aposentadoria.

  10. MTJac disse:

    Olá Divina,

    Sem contribuição, provavelmente não tem direito.

    Att,

  11. MARISE AZEVEDO COUTO disse:

    SOU PROFESSORA COM 2 MATRICULA.FUI REABILITADA INSS REF: NB: 91/5456375873 EM JUNHO DE 2011, por problema na corda vocal. JUNTANDO AS DUAS MATRICULAS DEVO TER TRABALHADO EM SALA DE AULA UNS 32 ANOS, MAS TIVE PROBLEMA NAS CORDAS VOCAIS E TIVE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL. QUERO ME APOSENTAR COM 25 ANOS DE SERVIÇO. TENHO DIREITO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *