quarta-feira, 7 de dezembro de 2022 - 07/12/2022 00:46:55
MundodasTribos

A aposentadoria é um direito do cidadão que contribui com a Previdência Social. Ela pode ser requerida por tempo de serviço, também chamado de tempo de contribuição, ou quando o indivíduo atinge uma determinada idade. Há diferenças entre as exigências na solicitação para mulheres e para homens. Veja como solicitar a aposentadoria em diversos casos.

A aposentadoria pode ser solicitada por idade, tempo de serviço ou os dois juntos. (Foto:Divulgação)

O que este artigo aborda:

Aposentadoria por idade

Existe uma idade mínima necessária para poder obter esse benefício. Os trabalhadores da zona urbana têm direito a aposentadoria quando chegam aos 65 anos. Já para aqueles que exercem serviço na zona rural, a idade é de 60 anos.

Em relação as mulheres, o tempo é um pouco inferior. Trabalhadoras da zona urbana podem requerer o benefício aos 60 anos, e as da zona rural aos 55.

Para obter a aposentadoria por idade, são necessárias algumas comprovações, além de comprovante da idade atingida. É preciso mostrar documentação que demonstre a contribuição mensal e/ou tempo de serviço. Por isso, para conseguir a aposentadoria depende de uma avaliação de caso por caso.

Saiba mais: Aposentadoria por idade, como requerer

Aposentadoria por tempo de serviço ou contribuição

A aposentadoria por tempo de serviço leva em consideração a idade e o tempo de contribuição do cidadão. Esse benefício também possui exigências diferentes quando solicitado por homem ou por mulheres. Existem dois tipos de aposentadoria por contribuição, a integral e a proporcional.

Homens precisam ter 35 anos de contribuição. Já as mulheres precisam comprovar 30 anos. (Foto:Divulgação)

  • Integral – Comprovando 35 anos de contribuição, no caso de homens. Já as mulheres precisam comprovar 30 anos.
  • Proporcional – os homens precisam ter 53 anos de idade e 30 anos de contribuição. Podendo somar 40% de adicional para completar os 30 anos. Já no caso das mulheres, precisam ter 48 anos de idade e 25 anos de contribuição.

Veja também: Aposentadoria por tempo de serviço

Como solicitar o benefício?

O primeiro passo para requerer o benefício é fazer um agendamento, que pode ser feito através do telefone 135 ou pelo site da Previdência Social. No momento do agendamento tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Identificação – Carteira de identidade e/ou carteira de trabalho e Previdência Social;
  • CPF – é um documento obrigatório;
  • Número de identificação do trabalhador – NIT (PIS/PASEP ou número de inscrição do contribuinte individual/ facultativo/ empregado doméstico).

Após a solicitação, o indivíduo não poderá cancelar ou renunciar ao benefício . Além disso, não é obrigatório que o trabalhador pare seus serviços quando solicitar a aposentadoria.

Esclareça as dúvidas no site da Previdência Social. (Foto:Divulgação)

Aposentar-se é um direito de todo cidadão que contribui com a Previdência Social. Saiba como e quando requerer o seu benefício.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Apartamentos em SP, Zona Sul

Apartamentos em SP, Zona Sul

Como processar por cobrança indevida

Como processar por cobrança indevida

Assistência Técnica Singer Autorizadas

Assistência Técnica Singer Autorizadas

Ofertas de Ar Condicionado Portátil

Ofertas de Ar Condicionado Portátil

Óticas Carol em São Paulo – Endereços

Óticas Carol em São Paulo – Endereços

Programa de Pontos Vivo

Programa de Pontos Vivo