Aposentadoria: como lidar com o tempo de sobra

Após anos de trabalho, finalmente chega o momento da aposentadoria. Entretanto, enquanto ele é muito esperado para algumas pessoas, para outras, chega a dar…

Após anos de trabalho, finalmente chega o momento da aposentadoria. Entretanto, enquanto ele é muito esperado para algumas pessoas, para outras, chega a dar um arrepio na espinha. Isso acontece com o segundo grupo de pessoas porque elas estão acostumadas a terem dias agitados no trabalho e a voltarem cansadas para casa, sem terem tempo para nada. Então, se elas se aposentarem, parece que ficará uma lacuna em suas vidas, pois haverá muito tempo disponível e elas se sentirão inúteis. Por isso, esse artigo mostra como lidar com o tempo de sobra na aposentadoria.

Em primeiro lugar, lembre-se que você já trabalhou bastante, criou e sustentou os filhos e talvez até os netos e que, portanto, agora é hora de se dedicar exclusivamente a você. Sendo assim, cada minuto gasto do seu tempo deverá ser dedicado ao seu bem-estar e à sua felicidade. No entanto, cuidado para não se tornar muito sedentário, ficando em frente à televisão o dia inteiro, porque isso poderá lhe causar algumas doenças como o enfarte ou o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Sendo assim, se você acabou de se aposentar, monte a sua agenda. Para tanto, pense no que você sempre quis fazer na sua juventude ou na sua fase mais madura. Assim, você poderá escolher cursos para serem feitos ou aventuras para serem vividas.

Há vários cursos que são frequentados especialmente por idosos e, nesse caso, você poderá se divertir e conhecer gente nova, além de aprender o que sempre quis como dançar, nadar, pintar, esculpir, fazer artesanatos ou cantar.

Contudo, ao escolher os seus cursos, escolha um que mexa com o seu cérebro como um curso de artesanato e outro, com o seu corpo, como uma hidroginástica, por exemplo. Desse modo, você evitará doenças como o Mal de Alzheimer e a artereosclerose, além das doenças cardíacas.

Leia Também:  Simulação de Aposentadoria por Tempo de Serviço

Muitas agências de turismo têm investido em excursões para a terceira idade. Por isso, se você sempre sonhou em conhecer o Brasil ou o mundo, essa é a sua chance, já que você tem tempo de sobra. Então, escolha o seu pacote e reserve as suas passagens para viajar muito enquanto está saudável e com energia de sobra. Esse tipo de excursão é ótimo para os idosos porque você poderá conhecer pessoas da sua idade, com o mesmo pensamento e com muita experiência de vida. Portanto, é perfeito para fazer novas amizades.

Aproveite ao máximo todo o tempo de sobra que você terá com a aposentadoria com você mesmo, dando-se o que nunca pode ter por falta de tempo. Assim, a sua velhice será feliz, pois será passada com muito prazer e satisfação.

Top