Aposentadoria, Como Fica? Informações e Dicas

A aposentadoria é um benefício que todos os trabalhadores que contribuem para a Previdência tem direito quando param de trabalhar, seja por tempo de…

Por Redacao em 30/09/2015

A aposentadoria é um benefício que todos os trabalhadores que contribuem para a Previdência tem direito quando param de trabalhar, seja por tempo de serviço, por idade ou por incapacidade de trabalhar. Atualmente homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 60 podem se aposentar, desde que tenham pago o período de carência. Mas a aposentadoria, como fica? Informações e dicas você confere aqui no artigo.

Mudanças na aposentadoria para 2015 (Foto: Divulgação)

Aposentadoria, Como Fica? Informações e Dicas.

A Previdência Social é um tipo de seguro que garante ao cidadão que trabalha o direito de se aposentar. A previdência também garante inúmeros outros benefícios aos trabalhadores, além da aposentadoria, como:  seguro desemprego, licença maternidade, entre outros. Mas com as novas regras a aposentadoria, como fica? Informações e dicas que poderão ajudar você que está se aposentando e aqueles que ainda tem uma trajetória grande de trabalho até a aposentadoria.

Aposentadoria sofre expectativa de vida (Foto: Divulgação)

Como ter direito a Aposentadoria?

Para ter direito a aposentadoria o trabalhador deverá pagar mensalmente uma contribuição durante um determinado período, que pode ser para se aposentar por tempo de serviço, ou por idade. Esse pagamento deverá ser feito para o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).  O INSS administra esse dinheiro pago pelo trabalhador para poder pagar os trabalhadores aposentados.

Aposentadoria tem novo cálculo (Foto: Divulgação)

Novas Regras da aposentadoria

O ano de 2015 começou com sérias mudanças na economia do país entre as mudanças estão as regras da aposentadoria. Segundo as novas regras o cálculo para a aposentadoria deverá seguir  a Medida  Provisória nº 676. O cálculo deverá ser feito a partir da soma da idade e do tempo de contribuição do trabalhador que é chamada de Regra 85/95 Progressiva. O trabalhador que alcançar os pontos necessários poderá se aposentar. As mulheres que a soma da idade mais a soma das contribuições chegar aos 85 anos poderá se aposentar e os homens deverá somar 95 anos.  Esses trabalhadores poderão se aposentar com o valor integral sem precisar usar o fator previdenciário.

Tempo de contribuição para a aposentadoria continua o mesmo (Foto: Divulgação)

Expectativa de vida dos brasileiros aumenta

A nova regra foi criada para acompanhar a nova expectativa de vida dos brasileiros que vem crescendo muito nos últimos anos. A nova regra traz um cálculo novo para a aposentadoria sem que o contribuinte necessite aplicar o Fator Previdenciário se atingir os pontos.  As mudanças foram feitas para garantir que a aposentadoria seja sustentável e as contas equilibradas no futuro para que todos os brasileiros possam ter asseguradas suas aposentadorias.

Top