Aposentadoria Aumento

PUBLICIDADE

Depois de quase quatro horas de reunião, o governo e as principais centrais sindicais fecharam um acordo que prevê a concessão de reajuste real para os aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo. Ficou pactuado que serão concedidos aumentos equivalentes à taxa de inflação do período mais 50% do aumento do PIB de dois anos anteriores (em 2016, por exemplo, o cálculo será feito com base no PIB de 2015). Isso significa, em termos práticos, um reajuste, em 2016, da ordem de 10% de aumento real.

Aposentadoria Aumento (Foto: Exame)
Aposentadoria Aumento (Foto: Exame)

Aposentadoria Aumento

O impacto na folha de pagamento será de cerca de R$ 3 bilhões, já autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo declararam os ministros da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, e da Secretaria Geral da Presidência, Ricardo Berzoini. O aumento deve ser maior dos que os 6% dado no início de 2015.

Leia mais informações sobre: Nova revisão do teto de aposentadoria 2015

PUBLICIDADE

Trâmite do aumento

O acordo fechado e será transformado em projeto de lei a ser votado no Congresso o quanto antes, prevê ainda a flexibilização do fator previdenciário que passaria a funcionar com a regra que está sendo chamada de 85-95. Tal fator refere-se à soma, para fins de aposentadoria, da idade com o tempo de contribuição. Para mulheres esta soma deve resultar em 85 e, para os homens, em 95.

Aumento deve chegar a 10% em 2016 (Foto: Exame)
Aumento deve chegar a 10% em 2016 (Foto: Exame)

A aposentadoria passar por algumas mudanças entre os anos de 2014 e 2015, a tendência é que seu valor suba de acordo com os reajustes propostos pelo Governo Federal. O benefício previdenciário passará a ter um valor mais relevante para suprir as despesas básicas dos aposentados.

Valor passou por debates

Depois de muitos debates na câmera de deputados, foi decidido que o salário mínimo dos aposentados terá um acréscimo de 6,5%, uma medida que a Previdência Social acatou beneficamente. O apesar de o aumento ser considerado “sutil” para muitos brasileiros, a medida mostra que o Governo Lula está preocupado com as condições de vida dos aposentados.

Aumento acontece por meio de vários cálculos (Foto: Exame)
Aumento acontece por meio de vários cálculos (Foto: Exame)

Com o reajuste da aposentadoria, a tendência é que o fator previdenciário seja definitivamente instinto e torne desnecessário o cálculo em tabelas. Alguns beneficiados pela medida acreditam que 6,5% é um valor escasso, por isso os aposentados ainda reivindicam 9,0% para o reajuste nos próximos meses.

PUBLICIDADE

Leia mais informações sobre: Aposentadoria: quem tem direito

Com base no PIB

A alteração no salário dos aposentados se deve ao novo PIB brasileiro (Produto Interno Bruto) que demonstra uma situação positiva para a economia nacional. A aprovação do reajuste só foi efetuada quando condições objetivas foram apresentadas ao congresso, agora é esperar como a lei funcionará nos próximos meses e seu impacto sob a economia.

PUBLICIDADE
Aumento proporciona mais tranquilidade de vida (Foto: Exame)
Aumento proporciona mais tranquilidade de vida (Foto: Exame)

O reajuste salário dos aposentados INSS foi uma proposta apurada cuidadosamente pelo Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas). Segundo o estudo de economistas, o acréscimo deve se mostrar proporcional a infração do Brasil para não trazer prejuízos ao país.

Outro fator que influenciou na remuneração dos aposentados do INSS foi a aprovação do novo salário mínimo nacional, que passa a ser válido a partir de fevereiro e corresponde a R$510,00. Segundo o ministro da previdência José Pimentel, o novo mínimo será pago aos aposentados no dia 25 de janeiro. Outras políticas de valorização do idoso serão discutidas ao longo de 2016, então aguarde por mais informações.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.