Aplicativos virtuais e seu uso no cotidiano brasileiro

Lucas 04/11/2021 Notícias

O mercado das apps tem estado em crescimento continuado ao longo dos últimos anos no mundo. No Brasil, a adesão aos aplicativos digitais não poderia ter sido mais intensa, se manifestando em vários atos do cotidiano. Conheça alguns dos usos mais comuns para os aplicativos no Brasil.

O número de smartphones ativos no Brasil é surpreendente e tem gerado o interesse de vários estudiosos, sendo também uma temática frequente dos mídia. A par com esse uso, outro tema recorrente diz respeito ao empreendedorismo e ao crescimento dos mercados de apps a nível mundial e nacional.

De fato, cada vez mais corporações e pequenas marcas estão investindo em seus aplicativos próprios, motivando o uso dessas apps. Desde os aplicativos para compras ou encomendas virtuais, passando pelos devotados ao lazer, à comunicação e até à consulta de notícias e informações várias, são muitos os setores que cativam a atenção brasileira com suas apps.

Nos focando nos vários tipos de aplicativo existentes, surge, por isso, uma questão: como estão os brasileiros usando as apps? Quais os aplicativos mais apreciados e qual seu uso efetivo? Hoje, lhe apresentamos 5 usos de aplicativos que (quase) todo o brasileiro realiza em seu cotidiano.

5 tipos de aplicativos mais usados no Brasil

Aplicativos virtuais

Os brasileiros utilizam vários aplicativos e, hoje, como sabemos, existem realmente apps para quase tudo. Deixamos, abaixo, uma lista de 5 funcionalidade de aplicativo que são muito procuradas e utilizadas em nosso país:

1. Organização diária e mensal

As apps de calendário e de assistência digital são cada vez mais famosas no Brasil e estão endo usadas de um modo bem intenso para as pessoas organizarem seus dias e seu mês de uma forma mais dinâmica e regular.

Existem vários aplicativos disponíveis para esse efeito, e até mesmo alguns que lançam lembretes ou enviam notificações para que não existam esquecimentos quanto a eventos, reuniões ou outras marcações concretizadas.

2. Buscar as melhores ofertas e jogar online

Entre os adultos brasileiros, algo bem popular são as apps de cassino online. Claro que, para jogá-las e garantir que se encontram as melhores ofertas, os usuários de smartphones estão recorrendo a websites como Free-Spins.net, onde podem conhecer os melhores locais para encontrar os bônus, promoções e rodadas gratuitas mais interessantes da web.

Por seu lado, os locais indicados por esse tipo de site têm também aplicativos que permitem aos usuários jogar em qualquer local e a qualquer hora.

Assim, se torna frequente, para os brasileiros, utilizar aplicativos e websites com adaptação mobile para encontrar as melhores ofertas e, claro, para aproveitá-las.

3. Consumo virtual

O empreendedorismo brasileiro se nota no mercado de apps relacionado com oo e-commerce. As grifes mais conhecidas e as marcas mais recentes estão apostando em aplicativos, seguindo a tendência do consumo online.

Pela facilidade e segurança reforçada, são cada vez mais as pessoas que apreciam o conforto de comprar online e o fazem com regularidade em seu cotidiano.

4. Pedir comida e transporte

Ir a algum local ou comer algo que está apetecendo são também usos regulares para os aplicativos móveis.

Um aplicativo bem popular para ambas as funções no Brasil é o Uber, que permite o pedido de corridas em conta e de alimentos das principais cadeias de alimentação.

5. Comunicar

Claro que o primeiro propósito do celular não ficou esquecido.

Hoje, você pode facilmente comunicar com amigos ou familiares em qualquer local do globo com os aplicativos de comunicação de torpedo, vídeo ou audio.

O WhatsApp continua sendo, por isso mesmo, um dos aplicativos mais usados no país.

A aposta mundial no mercado de aplicativos

O mercado de aplicativos no mundo moveu cerca de 6,3 trilhões de dólares nesse ano e o nosso país é um dos que mais contribui para esse número.
Segundo dados da Pew Research Center, o Brasil se encontra em segundo lugar no que respeita ao crescimento do mercado de aplicativos, sendo que apenas o mercado da Indonésia está, no momento, apresentando maior crescimento.

Esse crescimento se deve ao fato de cada vez mais empresas – grandes, médias e pequenas – desejarem ter seu aplicativo, de forma a atingir os potenciais clientes de uma forma mais direta e eficaz. Entre as vantagens enunciadas pelas empresas para o investimento nas apps, se destacam fatores como a agilidade e a autonomia que esses apicativos permitem, assim como a automatização de muitos processos logísticos.

Ainda que o fenômeno de crescimento do mercado das apps se verifique ao nível internacional, não existem dúvidas de que o aumento do empreendedorismo brasileiro e a forte aposta no e-commerce e em outros setores digitais vem promovendo o destaque do país no cenário global.

A introdução de ferramentas e recursos inovadores, assim como a disseminação desses aplicativos, está também impactando nos preços de produção e criação dos mesmos, facilitando o acesso das empresas menores a este tipo de aplicativo.

Outros artigos

Decoração De Suítes De Casal

23/07/2010

Decoração De Suítes De Casal

As casas modernas estão adotando novos cômodos que correspondem ao estilo contemporâneo, esse é o caso da suíte de casal. O quarto que antes tinha uma aparência ...

Nutrin Oferece Vagas para Trainee

21/04/2009

Nutrin Oferece Vagas para Trainee

Foram abertas pela empresa de refeições coletivas Nutrin inscrições onde estão sendo disponibilizadas sete vagas para o programa de trainee. Para disputar uma...