Aparecida será a primeira cidade brasileira com energia “inteligente”

PUBLICIDADE

A cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, localizada a 168 quilômetros de São Paulo, será o primeiro município brasileiro a adotar uma energia “inteligente”, utilizando em toda sua extensão medidores eletrônicos (smart grid).

O projeto, nomeado de InovCity, é responsável pelo grupo português EDP e inclui instalação de painéis solares nas casas e lâmpadas LED nas vias, entre outras medidas. Além disso, 15,3 mil medidores eletrônicos deverão transmitir em tempo real as informações de consumo de cada consumidor e melhorar a qualidade da energia entregue.

Com a ação, não será mais necessário efetuar o serviço de leitura manual, de unidade em unidade, evitando erros de medição. O monitoramento online também possibilitará que a equipe verifique os locais onde, acidentalmente, houve uma interrupção da energia e resolver o problema, excluindo a necessidade de enviar alguém até o local para restabelecer o fornecimento.

PUBLICIDADE

Segundo o vice-presidente da EDP, Miguel Setas, o número de fraudes e roubos de energias cometidos por muitas empresas será dificultado, diminuindo a incidência desses casos. Ele afirmou ainda que o projeto estará completo e finalizado até julho do ano que vem. O InovCity foi testado em uma experiência na cidade portuguesa de Évora e obteve bons resultados, de acordo com informações do executivo.

As lâmpadas LED devem diminuir o consumo de energia e durar mais tempo. Além das vias públicas, algumas lâmpadas serão doadas para consumidores residenciais. Comunidades carentes receberão geladeiras e chuveiros novos que gastam menos energia.

Há também, segundo Setas, a hipótese de Aparecida criar parcerias com cidades vizinhas para a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos. A primeira iniciativa deve ser uma doação de motocicletas e bicicletas elétricas ao município, primeiramente aos funcionários públicos. Todo projeto deve custar 10 milhões de reais, sendo 80% destinado para a compra dos smart grids, que serão produzidos pela empresa Ecil.

Setas ainda destaca que estes são apenas o início dos benefícios futuros que poderão ser conquistados. Segundo ele, com o monitoramento online poderá ser possível criar tarifas diferenciadas para os clientes de acordo com os horários de consumo. Agora além do grande simbolismo religioso, Aparecida ganha outro grande destaque.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.