Anvisa proíbe venda de extrato e molho de tomate

A Anvisa proibiu a venda de extrato e molho de tomate de cinco marcas, em todo o Brasil, conforme decisão publicada no Diário Oficial…

A Anvisa proibiu a venda de extrato e molho de tomate de cinco marcas, em todo o Brasil, conforme decisão publicada no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira, dia 28 de julho.

Anvisa proíbe venda de extrato e molho de tomate (Foto Ilustrativa)

Anvisa proíbe venda de extrato e molho de tomate (Foto Ilustrativa)

Conforme as informações da Agência de Vigilância Sanitária, a proibição da venda e da distribuição abrange quatro lotes de extrato de tomate das marcas Elefante, Aro, Amorita e Predilecta, e um lote de molho de tomate tradicional da marca Pomarola.

As fabricantes terão que recolher os estoques desses produtos existentes no mercado imediatamente, de acordo com o órgão.

Anvisa proíbe venda de Extrato e molho de tomate

Os produtos devem ser recolhidos do mercado imediatamente (Foto Ilustrativa)

Os produtos devem ser recolhidos do mercado imediatamente (Foto Ilustrativa)

A proibição da venda de molho de tomate e extrato de tomate se deve à detecção de matéria estranha indicativa de risco à saúde humana, que no caso se trata de pelo de roedor, acima do limite máximo de tolerância determinado pela legislação vigente.

O excesso de pelo de roedor no molho de tomate foi detectado após a realização de testes, feitos frequentemente. Os laudos também resultaram na proibição da comercialização de um lote de extrato de tomate da marca Heinz há poucos dias, que também continha pelos de roedor.

Os produtos à base de tomate são utilizados em diferentes pratos (Foto Ilustrativa)

Os produtos à base de tomate são utilizados em diferentes pratos (Foto Ilustrativa)

Na resolução nº 1.995, está a proibição da venda do extrato de tomate Amorita, lote L 076 M2P, válido até 01/04/2017, enquanto a resolução nº 1.996 traz a proibição da comercialização do extrato de tomate Predilecta, lote 213 23IE, válido até 03/2017, e do extrato de tomate Aro, lote 002 M2P, cuja validade é 05/2017.

Leia Também:  Raças de Cachorros Pequenos - Fotos

Já a resolução nº 1.996 indica a proibição da venda do extrato de tomate Elefante, lote 032502, válido até 18/08/2017, e a proibição da venda do molho de tomate Pomarola tradicional, lote 030903, com validade até 31/08/2017.

O que dizem as empresas

Os produtos proibidos continham pelo de roedor acima do limite permitido (Foto Ilustrativa)

Os produtos proibidos continham pelo de roedor acima do limite permitido (Foto Ilustrativa)

Algumas das empresas responsáveis pelas marcas de molho de tomate proibidas pela Anvisa divulgaram nota à imprensa comentando a decisão da Anvisa. Dona das marcas Elefante e Pomarola, a Cargill informou que já está trabalhando na adoção de medidas necessárias para cumprir a ordem.

A Predilecta Alimentos, responsável pelas marcas Aro e Predilecta, afirmou que os produtos em questão já foram recolhidos e que tomou todas as medidas determinadas pela legislação, apesar de não reconhecer o defeito apontado. Já a Stella D’Oro, dona da marca Amorita, não se pronunciou.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top