Anvisa proíbe Noz da Índia e Chapéu de Napoleão

Anvisa proíbe noz da índia e chapéu de Napoleão, em todo o território nacional, desde a terça-feira, dia 7 de fevereiro, devido às evidências…

Anvisa proíbe noz da índia e chapéu de Napoleão, em todo o território nacional, desde a terça-feira, dia 7 de fevereiro, devido às evidências de toxicidade apresentadas pelos produtos, que também têm o uso proibido em diversos países.

Anvisa proíbe Noz da Índia e Chapéu de Napoleão (Foto: Reprodução internet)

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está proibida a fabricação, a comercialização, a distribuição e a importação das duas sementes, seja como insumos em medicamentos e alimentos ou em quaisquer formas de apresentação.

Os produtos à base dessas sementes geralmente são utilizados para a perda de peso, devido às propriedades laxativas que apresentam, mas conforme a Anvisa, há relatos de mortes associadas ao consumo delas.

Anvisa proíbe noz da índia e chapéu de Napoleão

O Chapéu de Napoleão é uma planta tóxica (Foto: Reprodução internet)

A proibição de Noz da Índia e Chapéu de Napoleão foi tomada com base na nota técnica emitida pelo Centro Integrado de Vigilância Toxicológica do Estado do Mato Grosso do Sul, após casos de intoxicação pelo uso de Noz da Índia.

Além da proibição dessas sementes emagrecedoras, a agência reguladora determinou o recolhimento de todo o estoque existente no mercado nacional e proibiu a divulgação, nos meios de comunicação, de alimentos e medicamentos que apresentem esses insumos.

Ambas as sementes são usadas para emagrecer (Foto Ilustrativa)

O consumo dessas sementes está associado a mortes ocorridas nas cidades São Luís (Maranhão) e Campo Grande (Mato Grosso do Sul), e há ainda um terceiro caso de óbito em apuração, na cidade de Santos (São Paulo).

Noz da Índia e Chapéu de Napoleão

Elas também costumam ser utilizadas em medicamentos para perda de peso (Foto Ilustrativa)

Originária da Ásia, a Noz da Índia (Aleurites moluccanus) também é conhecida como Nogueira da Índia, Nogueira de Iguape, Nogueira da Praia, Nogueira do Litoral, Noz Candeia e Pinhão das Moluscas, entre outros nomes, sendo muito usada em dietas emagrecedoras.

Essa noz emagrecedora age no aparelho digestivo e tem propriedade laxante. Neste caso, a semente da noz é que apresenta toxicidade, e segundo relatos, ela perde a ação tóxica quando cozida (na Índia, ela costuma ser usada como tempero).

Já o Chapéu de Napoleão (Thevetia peruviana), popularmente chamado de jorro-jorro, é uma planta tóxica da raiz à semente. Encontrada dentro do fruto, a semente de Chapéu de Napoleão tem aspectos parecidos com a Noz da Índia, e por causa disso passou a ser comercializada como se fosse a própria noz, trazendo perigos para a saúde.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.


Top