Antibióticos são inúteis contra sinusite, segundo pesquisa

Uma análise demonstrou que os antibióticos são inúteis contra a maior parte das infecções das cavidades nasais, apesar de frequentemente serem receitados por médicos.…

Por Editorial MDT em 15/02/2012

Imagem: (Foto Divulgação)

Uma análise demonstrou que os antibióticos são inúteis contra a maior parte das infecções das cavidades nasais, apesar de frequentemente serem receitados por médicos.  A pesquisa completa foi divulgada na revista Journal of the American Medical Association (JAMA).

“As pessoas que sofrem de sinusite – inflamação da cavidade nasal e dos seios nasais – não se sentem melhor ou apresentam menos sintomas quando tomam antibióticos”, disse Jay Piccirillo, professor de otorrinolaringologia da Universidade de Washington em St. Louis, principal responsável pela análise clínica.

“Nosso estudo com 166 adultos mostra a inutilidade dos antibióticos para tratar a sinusite comum – com frequência de origem viral. A maioria das pessoas se recupera sozinha”, sobrepôs.

Os autores do estudo compararam um grupo de pessoas tratadas com antibióticos e um grupo de controle, cujas pessoas consumiram placebo. Nos Estados Unidos, um quinto dos antibióticos receitados é destinado para tratar a sinusite, descreveram os pesquisadores.

Em vista da resistência crescente dos antibióticos como consequência de seu uso demasiado, era de extrema importância saber se estes remédios são eficientes contra a sinusite, afirmaram os autores da pesquisa.  “Acreditamos que os antibióticos são muito receitados pelos clínicos gerais”, disse Jane Garbutt, professora associada de medicina na Universidade de Washington, também autora da pesquisa.

Para tratar o incômodo da sinusite, os especialistas aconselham trocarem os antibióticos – como a amoxicilina – por analgésicos (aspirina, ibuprofeno) e a congestão nasal por descongestionantes.

Top