Ansiedade para engravidar: como lidar

Quando o casal decide que chegou o momento de ter um filho, é muito comum esperar ansiosamente pela confirmação da gravidez. Como a gestação…

Quando o casal decide que chegou o momento de ter um filho, é muito comum esperar ansiosamente pela confirmação da gravidez. Como a gestação pode não acontecer logo nos primeiros meses de tentativa, a tendência é que essa ansiedade aumente ainda mais. Porém, o que todo o casal deve saber é que essa ansiedade e tensão podem atrapalhar ainda mais os planos de engravidar. Pensando nisso, selecionamos dicas de como lidar com ansiedade para engravidar. Confira.

O estresse deve ser controlado para que a gravidez ocorra. (Foto: divulgação)

Ansiedade para engravidar

Segundo a Psicóloga Luciana Leis, quando a ansiedade se torna excessiva, o desequilíbrio emocional pode interferir nos níveis hormonais, tornando a concepção ainda mais difícil. Sendo assim, é indispensável controlar essa ansiedade para que os planos do casal não sejam interferidos.

O estresse também é um fator que pode influenciar na relação do casal, diminuindo a libido. Esse problema pode levar o casal a uma diminuição na frequência de relações sexuais, causando ainda mais dificuldade para que a gravidez aconteça.

O casal deve ter uma boa relação para que as chances de engravidar aumentem. (Foto: divulgação)

Veja também gravidez após os 30, cuidados 

Dicas de como lidar com a ansiedade para engravidar

1. Espere com calma: é comum logo nos primeiros meses o casal apresentar dificuldades para engravidar. Um casal saudável até os 35 anos de idade, que mantenham relações desprotegidas podem demorar até um ano para engravidar. Portanto, não se desespere.

2.  Aproveite o período fértil: a mulher ovula uma vez a cada mês, durante o período fértil. Portanto, esse período é o mais indicado para que o casal mantenha relações sexuais. O ideal é alternar os dias para melhorar a qualidade do sêmen.

Leia Também:  Dicas para usar faixas decorativas

3. Controle a ansiedade: conversar com o médico pode ajudar a diminuir a ansiedade, pois o casal pode esclarecer dúvidas e acabar com os medos sobre a infertilidade. Trocar informações com outros casais também pode ajudar a aliviar a ansiedade do casal. Além disso, é indispensável que o casal faça atividades prazerosas.

4. Hábitos saudáveis de vida: adotar hábitos saudáveis de vida é indispensável para quem deseja engravidar. Ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, não ingerir bebidas alcoólicas e não fumar ajuda a aumentar as chances de engravidar e com saúde.

5. Cuidado com o peso: o excesso de peso pode causar impacto sobre a fertilidade tanto masculina quanto feminina. Portanto, quem deseja engravidar é necessário ficar de olho no peso.

6. Consulte o médico:é indispensável que o casal que deseja ter filhos consulte o médico e faça exames para saber mais sobre a saúde. Problemas hormonais são muito comuns e devem ser tratados para não interferir no processo de gravidez.

Consultar o médico é indispensável para aliviar a ansiedade e esclarecer dúvidas sobre a gravidez. (Foto: divulgação)

Veja também teste de gravidez de farmácia, como fazer 

A ansiedade é um problema muito comum entre os casais que estão a espera da gravidez tão sonhada. Porém, ela deve ser evitada para que não dificulte esse processo de gravidez. O ideal é que o casal consulte o médico para maior segurança e esclarecimento de dúvidas, além disso, é indispensável que o casal adote hábitos saudáveis de vida.

Top