Ansiedade crônica: principais causas

O termo ansiedade possui várias definições nos dicionários técnicos, dentre elas está a angustia, aflição, perturbação de espirito, relação com o perigo e muitas outras. Esse problema pode acometer pessoas de várias idades e ser desencadeado por muitos fatores. Saiba mais sobre as principais causas da ansiedade crônica.

A ansiedade crônica é constante. (Foto: divulgação)

Principais causas transtorno de ansiedade crônica

O transtorno de ansiedade crônica é um tipo de preocupação e ansiedade frequente e constante em relação a varias atividades e eventos. Esse problema é muito comum e os genes podem ser fatores que determinam e o estresse também pode contribuir para o desenvolvimento da mesma.

Qualquer indivíduo pode desenvolver o transtorno de ansiedade. Na maior parte dos casos, as pessoas que apresentam esse problema não se lembram de um período em que não foram ansiosas. Além disso, a ansiedade crônica afeta principalmente mulheres e pouco caso em homens.

Os transtornos de ansiedade estão ligados ao funcionamento corporal e as experiências de vida. O indivíduo pode ficar ansioso na maior parte do tempo sem razões ou causas aparentes, mas poucas vezes se sentirá parada.

A ansiedade impede as pessoas de realizar as atividades diárias. (Foto: divulgação)

Sintomas da ansiedade crônica

Os sintomas mais evidentes da ansiedade crônica é a preocupação ou tensão constante, mesmo que existam poucos motivos para isso ou nenhum. As preocupações parecem passar de um problema para outro, como questões relacionadas ao trabalho, família, amor, saúde e muitos outros.

Mesmo quando os indivíduos estão conscientes de que suas preocupações ou medos são mais fortes, elas ainda apresentam dificuldades em controlar essas reações. Dentre os principais sintomas estão inclusos também:

  • Fadiga
  • Dificuldade de concentração
  • Irritabilidade
  • Inquietação
  • Dificuldade para dormir ou insatisfação no sono
  • Problemas físicos, como tensão muscular, estomacais e outros

Tratamento da ansiedade crônica

O principal objetivo do tratamento é ajudar a agir normalmente na vida cotidiana. Uma combinação de medicamentos e terapias pode ajudar muito. Os remédios são essenciais nesse caso.

O ideal é consultar o médico ao apresentar os sinais e sintomas para melhor avaliação do caso. Jamais tome medicamentos sem orientação e prescrição médica, pois eles podem piorar ainda mais o quadro.

A ansiedade pode piorar com o estresse. (Foto: divulgação)

A ansiedade é um problema que acomete muitas pessoas em todo o mundo. Quando não tratada, ela pode prejudicar o desempenho do individuo na realização de suas atividades diárias. É preciso saber como tratar o transtorno de ansiedade corretamente para acabar com o problema. Consulte um médico especialista para maiores orientações.

Reply