Ansiedade como controlar e tratamentos

Saiba tudo sobre ansiedade como controlar e tratamentos. O problema pode ser ocasionado por diversos fatores e desencadear sentimentos como a insegurança, medo e…

Por Isabella Moretti em 17/10/2015

Saiba tudo sobre ansiedade como controlar e tratamentos. O problema pode ser ocasionado por diversos fatores e desencadear sentimentos como a insegurança, medo e estresse, comprometendo à saúde física e mental do indivíduo.

Ansiedade como controlar e tratamentos. (Foto Ilustrativa)

A ansiedade se tornou ainda mais comum nos últimos anos, a globalização e o avanço da tecnologia permitiu o acesso fácil e rápido à informação, lugares e pessoas. Aos poucos o ser humano está perdendo o hábito de esperar e consequentemente se tornando mais ansioso e impaciente.

Leia também: Estresse, ansiedade e nervosismo. Entenda as diferenças.

☰ CONTEÚDO

Ansiedade como controlar e tratamentos

O sentimento de ansiedade é considerado normal, mas quando frequente deve ser tratado com atenção, pois influencia diretamente na qualidade de vida. Pessoas muito ansiosas sofrem com insônia, falta de apetite ou fome fora do comum, taquicardia, tremor, dificuldade de concentração e medo.

Os sintomas podem surgir em qualquer momento do dia, mas é mais comum no trabalho, na escola, ou antes, de ações decisivas. A ansiedade pode atrapalhar no desempenho e bom aproveitamento das atividades escolares e profissionais, mantê-la sob controle é imprescindível.

Medidas simples ajudam a controlar a ansiedade. (Foto Ilustrativa)

Como controlar ansiedade?

Conhecer sobre Ansiedade como controlar e tratamentos é a melhor maneira de evitar que o problema se manifeste. A ansiedade pode causar doenças sérias como gastrite, úlceras, cefaleia e provocar o aparecimento de transtornos como a síndrome do pânico e a depressão.

Em situações rotineiras, um bom método para controlar a ansiedade é o exercício de respiração, inspirando o ar pelo nariz lentamente (expandindo o abdômen) e expirando pela boca.

As atividades físicas também ajudam a prevenir a ansiedade, pois ao longo dos exercícios uma quantidade considerável de serotonina é liberada no corpo e produz a sensação de prazer e bem-estar. Os alimentos também são uma ótima fonte de substâncias que inibem a ansiedade, o chocolate e a banana são fontes de triptofano, sintetizada no organismo para dar origem a serotonina.

Veja onde fazer Tratamento gratuito para ansiedade

Tratamentos para ansiedade

Nos casos mais graves, é preciso tomar remédio. (Foto Ilustrativa)

Os tratamentos para ansiedade com remédios é indicado em casos crônicos. A ansiedade é considerada crônica quando acontece todos os dias e em situações variadas. Se diferenciando, por exemplo, da fobia que é caracterizada pelo medo de algum ser vivo ou objeto específico.

Os sintomas mais comuns são a tontura, desconforto digestivo, dores musculares, suor excessivo e irritação. Os medicamentos aliviam todos os desconfortos, mas não são suficientes para acabar com a frequência em que eles se manifestam.

É extremamente importante o acompanhamento com o psicólogo no tratamento da ansiedade, esse profissional irá detectar qual o melhor recurso para acabar com o problema, psicoterapia ou medicação, podendo também ser as duas opções. Se detectada a necessidade de medicação para melhorar os efeitos da psicoterapia, será necessário consultar um psiquiatra.

O acompanhamento psicológico ajuda muito. (Foto Ilustrativa)

Confira receitas de chás contra ansiedade

Aproveite todas as informações sobre ansiedade como controlar e tratamento, para se livrar do problema e prevenir o desenvolvimento de transtornos mais graves. Continue no Mundo das Tribos e veja mais matérias sobre saúde.

 

Top