Aniversário de São Paulo: 25 de janeiro

Nesta sexta-feira, 25 de janeiro, São Paulo está completando 459 anos de história. A cidade mantém o título de mais desenvolvida do Brasil e…

Nesta sexta-feira, 25 de janeiro, São Paulo está completando 459 anos de história. A cidade mantém o título de mais desenvolvida do Brasil e possui uma população numerosa, formada por nada menos do que 11.037.593 milhões habitantes.

A cidade de São Paulo está completando 459 anos. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Passeios diferentes em São Paulo

Origem de São Paulo

No dia 25 de janeiro de 1554, os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta iniciaram a construção de um colégio jesuíta para garantir a educação de índios na região e fundaram a Vila de São Paulo de Piratininga. O pátio desta antiga instituição, localizado no centro da metrópole, é considerado o marco zero da fundação de São Paulo.

A capital paulista recebeu o seu nome porque a igreja católica celebrou a conversão do Apóstolo Paulo, que passou a se chamar São Paulo.

Durante os dois séculos que se seguiram após a sua fundação, São Paulo continuou sendo uma vila pobre e isolada. A descoberta do ouro na região de Minas Gerais, em 1690, fez com que o reino destinasse mais atenção ao território paulistano. Somente em 1711 a Vila de São Paulo foi elevada à categoria de cidade.

O pátio do colégio jesuíta é considerado o marco zero de São Paulo. (Foto:Divulgação)

O esgotamento do ouro em Minas não freou o desenvolvimento de São Paulo. No final do século XVIII teve início o ciclo paulista da cana-de-açúcar e a região apresentou condições favoráveis para o plantio. Outros fatores contribuíram com o crescimento da cidade, como a proclamação da independência, a criação da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e a expansão da produção de café.

Com o surgimento das ferrovias que ligavam a capital paulista às cidades interioranas, São Paulo se tornou um ponto de convergência. A proclamação da república favoreceu o desenvolvimento da região, o que incentivou a economia e o aumento populacional.

Leia Também:  Justiça Federal determina que SUS distribua remédios para tratar AVC

A área urbana em São Paulo se expandiu aos poucos, principalmente por causa do surgimento das primeiras linhas de bonde, dos reservatórios de água, iluminação a gás e do parque industrial paulista.

Programação do aniversário de São Paulo 2013

São Paulo terá uma programação diversificada para celebrar o seu aniversário. (Foto:Divulgação)

A cidade de São Paulo está em festa por causa do seu aniversário. Veja a seguir a programação cultural para aproveitar a data com a família ou com os amigos:

4 Gerações Cantam São Paulo
O show gratuito acontecerá no Anhangabaú (centro da cidade), neste dia 25/1, para comemorar os 50 anos de carreira de Rita Lee e o aniversário da capital paulista. Zélia Duncan, Criolo, Emicida e Arnaldo Antunes também vão se apresentar.

Turismetrô
O Turismetrô, programa que faz roteiros populares, realizará no dia do aniversário de São Paulo um passeio comemorativo. O trajeto passa por vários pontos emblemáticos, como Marco Zero, Catedral da Sé, Pateo do Collegio, Solar da Marquesa, Mosteiro de São Bento, Largo São Francisco, Theatro Municipal, Praça da República e Edifício Copan. Para participar, é necessário comprar dois bilhetes de metrô (R$ 6).

Luzes do Norte
Quem ficar em São Paulo durante o feriado pode fazer uma visita ao MASP para conferir a exposição ‘Luzes do Norte’, que contém 61 gravuras renascentistas alemãs do século 16.

Sorria São Paulo
Durante a noite, o movimento Sorria São Paulo vai projetar imagens na parede de prédios históricos. As fotos são dos cartões-postais entregues aos paulistanos, com o sorriso de cada um deles.

Veja também: Bares e Baladas para solteiros em SP

Top