Anemia profunda: sintomas, como tratar

Muito se ouve falar sobre a anemia, porém poucas pessoas sabem seu real significado. Em alguns casos, esse problema pode ser tão intenso que…

Muito se ouve falar sobre a anemia, porém poucas pessoas sabem seu real significado. Em alguns casos, esse problema pode ser tão intenso que traz grandes consequências à saúde do indivíduo. Conheça mais sobre a anemia profunda, incluindo os sintomas e o tratamento.

Os alimentos de origem animal, são ricos em ferro. (Foto: divulgação)

Saiba o real significado de anemia

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a anemia é uma condição na qual a taxa de hemoglobina no sangue encontra-se abaixo do valor ideal. Em geral, ela é consequência da carência de nutrientes essenciais, como o ferro e o ácido fólico.

Saiba mais sobre as causas da anemia

Como foi anteriormente mencionado, a anemia tem relação direta com algumas carências nutricionais. A anemia por deficiência de ferro costuma afetar tanto crianças, quanto gestantes, tendo relação direta com o consumo insuficiente de alimentos ricos em ferro ou devido à baixa biodisponibilidade. Nas gestantes também podemos destacar as baixas reservas de ferro, assim como a elevada necessidade desse mineral para a formação do feto.

Aprenda a reconhecer os sintomas da anemia

Os sinais e sintomas da anemia são inespecíficos, sendo necessária a realização de exames laboratoriais para que o diagnóstico seja confirmado. Entre algumas manifestações comuns da anemia podemos citar:

  • Cansaço generalizado;
  • Falta de apetite;
  • Palidez da pele;
  • Palidez das mucosas (parte interna do olho e gengivas);
  • Dificuldade de aprendizagem;
  • Desânimo.

    A anemia atinge pessoas em todas as idades. (Foto: divulgação)

Conheça sobre o tratamento da anemia

A melhor forma de tratar a anemia é através de uma alimentação balanceada. O ferro pode ser fornecido ao organismo, através da ingestão de alimentos de origem animal e vegetal. No entanto, as melhores fontes de ferro são as carnes vermelhas, em especial, o fígado. Em relação ao ácido fólico, é possível adquirir a substância através de frutas cítricas e alimentos ricos em proteínas.  Além disso, o médico também pode indicar a utilização de medicamentos para o combate da anemia. Assim, é muito importante que o indivíduo busque a orientação de um especialista, diante de sintomas sugestivos da anemia.

Leia Também:  Bonés: modelos, como usar

A anemia pode trazer algumas complicações

A anemia pode trazer grandes consequências à vida do indivíduo, como por exemplo, a diminuição da produtividade no trabalho, a diminuição da capacidade de aprendizado, o retardo do crescimento e a perda da cognição. Além disso, ela pode ser o primeiro sinal de que alguma doença mais grave está acontecendo, sendo necessária a avaliação de um especialista.

O cansaço pode ser um sinal de esgotamento mental. (Foto: divulgação)

A anemia é um problema que costuma estar diretamente ligado com a carência nutricional. No entanto, em alguns casos, ela pode ser a primeira manifestação de alguma doença. Após conhecer a sintomatologia da anemia, é importante buscar a orientação para que o diagnóstico e o tratamento sejam estipulados o quanto antes.

Top