Andy Warhol: quem foi, saiba mais

Pessoas que estudam ou tem algum contato com o mundo da publicidade e da propaganda, certamente conhecem o nome Andy Warhol. Considerado por muitos…

Pessoas que estudam ou tem algum contato com o mundo da publicidade e da propaganda, certamente conhecem o nome Andy Warhol. Considerado por muitos o “gênio da propaganda”, o artista, que faleceu em fevereiro de 1987, recebeu uma homenagem no Museu dos Estados Unidos, nesta última terça-feira (6) – data em que Andy completaria 85 anos. Saiba quem foi Andy Warhol.

Andy Warhol é um ícone, em se tratando de publicidade (Foto: Divulgação)

Quem foi Andy Warhol

Andy Warhol (com nome de batismo Andrew Warhola), nasceu em Pittsburg, em 6 de agosto de 1928. Desde ainda muito jovem, já mostrava talento para a arte. Em 1945, graduou-se em Design, na universidade que hoje é chamada Carnegie Mellon, em sua cidade natal. Logo em seguida, Andy mudou-se para os Estados Unidos. Em Nova York, trabalhou como ilustrador de revistas importantes, além de criar anúncios publicitários para vitrines de lojas.

Já a esta época, Andy ganhou vários prêmios de arte, tendo realizado sua primeira mostra individual em 1952, com desenhos inspirados na obra do escritor Truman Capote.

Uma das famosas reproduções de Andy Warhol, com características do movimento Pop Art (Foto:Divulgação)

Movimento Pop Art e Andy Warhol

O movimento Pop Art, que teve início na Inglaterra, foi introduzido nos Estados Unidos por Andy Warhol. Basicamente, o Pop Art questionava a real função da cultura, dentro do capitalismo e pregava que esta era apenas uma mercadoria para satisfazer o público. Técnicas diversas de produção procuravam mostrar este conceito e Andy Warhol os usava, sem suas criações. São famosas as reproduções de imagens como a de Marilyn Monroe, Elvis Presley e até Che Guevara, em que o artista apenas fazia inúmeras cópias, mudando as cores dos rostos, na tentativa de mostrar o quanto a massificação da cultura transforma tudo em algo extremamente vazio.

Leia Também:  Filme Confissões de Adolescente: elenco, resumo

Andy Warhol foi o responsável pela criação do design das garrafas de coca-cola. Também foi quem inventou as embalagens das famosas sopas Campbell americanas. Ele também foi financiador e mentor da banda The Velvet Underground.

Outros trabalhos famosos de Andy Warhol (Foto: Divulgação)

Além do trabalho publicitário, muitos filmes de Andy Warhol ficaram famosos, tendo o artista produzido mais de 50 deles.

Em 1968, Valerie Solanas – uma feminista radical, que escreveu um manifesto em que propunha a eliminação dos homens na sociedade – disparou 3 tiros em Andy Warhol. Ele havia ficado com um roteiro teatral da mulher, com a promessa de analisá-lo, mas acabou por perdê-lo. Ao exigir dinheiro em troca e tendo Andy se recusado a pagar, Valerie decidiu feri-lo. Andy foi operado e sobreviveu. Finalmente, em 1987, após uma cirurgia na vesícula biliar, o artista sofreu complicações e faleceu.

Top