Redacao 06/08/2011 Tecnologia


As pessoas que compraram Smartphones ultimamente, ou aqueles que estão acompanhando as novidades e os lançamentos do mundo dos telefones celulares com certeza ouviu falar do sistema operacional Android. O lançamento da Google para o mundo dos celulares que são praticamente um computador de bolso acabou fazendo um grande sucesso em todo mundo.

Um dos grandes diferenciais desta plataforma é que muitos celulares acabaram usando o Android em seus aparelhos, especialmente os concorrentes da Apple, que desenvolveu seu próprio sistema operacional para o iphone.

O Android é um sistema operacional que roda baseado em um núcleo Linux. O que significa que, teoricamente, o seu código fonte é liberado para qualquer tipo de desenvolvedor que queira lançar aplicativos destinados a rodar nos aparelhos de telefone celular que tenham esta tecnologia.

Diferentemente dos telefones que foram lançados pela Apple, que não possuem o seu código fonte liberado e vende as licenças para produtoras de softwares. Sendo assim, a grande maioria dos aplicativos da Apple são pagos, ou seja, os usuários precisam desembolsar para ter estes programas em s eu celular.

Com o Android é diferente. O seu sistema de codificação permite que milhares de aplicativos sejam desenvolvidos e disponibilizados na web. Sendo assim, os usuários desta plataforma acabam tendo uma gama muito mais diversificadas de aplicativos para seu telefone. Tolda a tecnologia que deve ser utilizada para a programação de novos aplicativos para telefones que tenham Android é feita baseada em tecnologia Java, o que é de pleno conhecimento da grande maioria dos programadores, sejam eles profissionais ou amadores.

O Android não nasceu dentro da Google, diferentemente do que muitos pensam. A Google na verdade comprou uma empresa de tecnologia denominada Android Inc, que desenvolveu toda a base do software, que mais tarde viria a ganhar o nome da própria empresa que o criou. Assim, a Google passou a gerenciar todo os processos de melhorias e também de lançamentos deste produto, send responsável também pela distribuição mundial do software e também pelos contratos com as fabricantes de telefones celulares.

No Brasil existem muitos fóruns que são utilizados unicamente para discutir Android. Nele, programadores trocam experiências para estarem sempre aprimorando o sistema, seja com melhorias no próprio software, ou seja desenvolvendo novos aplicativos que serão parte do dia a dia dos usuários de telefones celulares que rodem com Android.

Um dos fóruns mais conhecidos para discussões  é o http://www.androidbrasil.com. Para participar deste fórum é necessário que os usuários realizem um cadastro. Assim, o usuários estará habilitado para participar das discussões e também para visualizar tudo o que é postado por outros usuários que compartilham do mesmo interesse.

Outros artigos

Decoração com fotografias e quadros 2017

20/02/2017

Decoração com fotografias e quadros 2017

Confira as principais tendências de decoração com fotografias e quadros 2017. Você está querendo transformar o visual da sua casa? Então saiba que é possível fazer i...

Lisboa: descubra atrações grátis

11/03/2013

Lisboa: descubra atrações grátis

Localizada a oeste de Portugal, às margens do Oceano Atlântico e junto à foz do Rio Tejo, a cidade de Lisboa é a maior do país, contando com uma população de cerca d...

Como lavar os cabelos corretamente

21/05/2011

Como lavar os cabelos corretamente

Um dos maiores cuidados que as pessoas costumam ter com a aparência diz respeito aos cabelos. Até mesmo quem se diz pouco vaidoso se preocupa em ter um cabelo le...