Android 4.1: versão Jelly Bean

Desde o dia 24 de setembro alguns smartphones já estão recebendo a atualização para o Android 4.1, versão Jelly Bean, a nova versão do…

Por Andre em 26/09/2012

Desde o dia 24 de setembro alguns smartphones já estão recebendo a atualização para o Android 4.1, versão Jelly Bean, a nova versão do sistema operacional desenvolvida pelo Google para rodar em dispositivos móveis, incluindo os tablets.

O novo Android 4.1 Jelly Bean já está sendo disponibilizado para alguns dispositivos no exterior (Foto: Divulgação)

Entre os primeiros aparelhos aptos a baixar o novo Android 4.1 estão os smartphones Galaxy S III, Galaxy S II, Galaxy Note e Galaxy Ace II, além dos tablets Galaxy Tab 2, Galaxy Tab 7.0 Plus e Galaxy Note 10.1, entre outros, todos fabricados pela Samsung, lembrando que a atualização ainda não está disponível no Brasil.

Já roda a nova versão do Android: Samsung Galaxy Note 2: Lançamento, funções

Compare com a versão anterior: Android 4.0 Ice Cream Sandwich: novidades

Enquanto não é possível atualizar o seu dispositivo para o Android 4.1 Jelly Bean, aproveite para conhecer algumas das novidades dessa versão, apresentada no mês de julho pelo Google.

☰ CONTEÚDO

Google Now

O assistente Google Now é uma das novidades (Foto: Divulgação)

Trazendo semelhanças com o eficiente Siri, do iPhone, o Google Now é uma das principais novidades do Android 4.1. O assistente auxilia nas pesquisas por voz na internet e fornece várias informações relacionadas ao usuário, como um lembrete ou as condições do tempo e do trânsito, mostradas diretamente na tela.

Mapas em modo off-line

O usuário tem a opção de baixar os mapas e acessá-los em modo offline, economizando os créditos do acesso à internet (Foto: Divulgação)

O Google Maps, no Android Jelly Bean, pode ser usado no modo off-line. Basta baixar os mapas de uma determinada área e armazená-los para serem acessados quando não houver sinal de internet ou você não quiser gastar os seus créditos para entrar na web.

Novo Google Chrome

O Chrome e outras ferramentas desenvolvidas pelo Google ganharam várias novidades (Foto: Divulgação)

O Chrome ganhou novidades na versão 4.1 do Android, que melhoraram a sua performance e a segurança, além de ter se tornado o navegador padrão, ficando mais completo e avançado.

Teclado inteligente

O teclado ganhou um novo sistema de reconhecimento do idioma que está sendo digitado (Foto: Divulgação)

O teclado do Android Jelly Bean está mais preciso e pode identificar mais rapidamente qual o idioma que está sendo usado no momento da digitação. Ele também ficou mais tolerante aos erros de digitação e teve o recurso de conversão de fala para texto aprimorado.

Android Beam

O Android Beam possibilita um compartilhamento mais veloz de arquivos de fotos e vídeos (Foto: Divulgação)

Nos aparelhos que possuem a tecnologia NFC, o Android Beam faz com que o compartilhamento de fotos e vídeos, via Bluetooth, seja ainda mais veloz, bastando aproximar um dispositivo do outro para estabelecer a conexão.

Outras novidades

O Android 4.1 traz ainda diversas outras novidades (Foto: Divulgação)

Os recursos do Android 4.1 Jelly Bean também incluem um novo sistema de visualização de fotos, que facilita a navegação entre elas, a edição, o compartilhamento e a exclusão dos arquivos, além de uma nova ferramenta de ditado, para que o usuário fale um texto ao invés de digitá-lo.

Também se destacam no Android 4.1 a nova interface e os widgets “espertos”, que se movem na tela para liberar espaço, assim que outros aplicativos são abertos, assim como os gráficos animados, que ficaram mais naturais e as atualizações de aplicativos, que passam a ser bem mais rápidas, além de outras novidades.

Top