Android 4.0: o que mudou?

O sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google para ser usado em aparelhos móveis (smartphones e tablets), vai conquistando cada vez mais um número maior…

A nova versão do Android traz algumas novidades para deixar o sistema ainda mais prático e funcional

O sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google para ser usado em aparelhos móveis (smartphones e tablets), vai conquistando cada vez mais um número maior de usuários em todo o mundo. Baseado no Linux, o sistema já teve várias atualizações desde o seu lançamento e está chegando agora à versão Android 4.0, também conhecida pelo codinome Ice Cream Sandwich (ICS).

A atualização chega para substituir a versão Honeycomb 3.0, trazendo novidades como uma interface diferenciada, maior quantidade de funções e aplicativos, verificação ortográfica e novo sistema de acesso rápido às últimas aplicações utilizadas, entre outras, além de uma série de ferramentas que otimizam a navegação na internet e o compartilhamento de dados com outros usuários.

Antes de você baixar o Android 4.0.4, saiba o que mudou no sistema operacional, que de acordo com alguns analistas, está mais estável e teve vários bugs das versões anteriores corrigidos.

Novo visual

O visual do sistema operacional mudou, facilitando o seu uso

O Android 4.0.4 Ice Cream Sandwich passou por mudanças no visual, apresentando detalhes modernos e minimalistas. Na tela de aplicativos, por exemplo, percebe-se novos efeitos de animação em 3D e uma divisão mais clara entre widgets e aplicativos, facilitando o gerenciamento de ambos.

A Lock Screen (travamento da tela do aparelho) também ganhou novo visual e novas funções, como a possibilidade de usar a sua foto como senha para desbloquear o smartphone e ir direto para a câmera ao destravar a tela manualmente.

Novas funções para o teclado

O teclado ganhou os recursos de correção ortográfica e sugestão de palavras

Ao contrário das versões anteriores, no Android 4.0 o usuário tem acesso ao recurso de correção ortográfica. Ao digitar a palavra, ela é sublinhada, e para que seja corrigida, basta tocar nela para que surjam as opções de correção, como acontece nos tradicionais editores de texto para PC.

Outra novidade é que o teclado virtual ganhou o recurso de sugestão de palavras, para facilitar e tornar mais rápida a digitação.

Nada de botões físicos

O Android 4.0 foi desenvolvido especialmente para os aparelhos que não possuem botões físicos

Se o seu aparelho não possui botões físicos, o novo Android vai cair muito bem para ele. É que a versão 4.0.4 traz os botões dentro do sistema, ou seja, para acessar os menus e aplicativos será usada a própria tela touchscreen do aparelho. Além disso, ele apresenta um recurso semelhante ao Alt + TAB, para mostrar todos os programas abertos naquele momento.

Aplicativos

Os aplicativos também foram modificados, com destaque para as funções de edição de fotos e vídeos

Todos os aplicativos nativos do Android foram renovados nesta atualização, ganhando novas funções e visual, com destaque para o aplicativo da câmera. A partir de agora, o usuário poderá editar e aplicar efeitos e filtros às suas fotos e vídeos no próprio aparelho, antes de publicá-los na internet.

Falando em web, o navegador padrão do Android 4.0 tem suporte exclusivo ao Google Chrome portátil, oferece a possibilidade de abrir novas abas e traz uma melhoria na visualização dos conteúdos abertos nas guias.

 

Top