Analista de mídias sociais: carreira

As pessoas estão cada vez mais presentes nas redes sociais. O tempo gasto por brasileiros no Facebook, por exemplo,  cresceu oito vezes em 2011,…

Por Editorial MDT em 24/04/2012

As pessoas estão cada vez mais presentes nas redes sociais. O tempo gasto por brasileiros no Facebook, por exemplo,  cresceu oito vezes em 2011, um aumento de quase 680% no tempo que os usuários locais passam acessando o site. Com o crescimento do uso dessas redes, as empresas encontram um ambiente fértil para anunciar produtos, promoções, campanhas, fazer pesquisas de mercado e conquistar novos clientes. Para administrar o perfil dessas companhias no Facebook, Twitter, Linkedin, Google+ é preciso contratar um profissional que se dedique somente a isso: o analista de mídias sociais.

Estar presente nas redes sociais tornou-se primordial para as empresas (Foto: divulgação)

Entre as atividades desenvolvidas por esse profissional está o monitoramento das redes sociais, a criação de estratégias e execução de ações para divulgar serviços e produtos. O profissional também faz pesquisas sobre o público-alvo da companhia, de novas possibilidades de negócio e auxilia a responder perguntas e resolver problemas de clientes, apresentados nas redes sociais.

Profissionais de comunicação e marketing têm mais facilidade para atuar no setor (Foto: divulgação)

O analista de redes sociais auxilia na humanização das relações entre a empresa e seus clientes. O profissional dessa área também possui o desafio de manter os usuários nas páginas das redes sociais nas quais a empresa tem perfil e divulgar informações interessantes para continuar atraindo a atenção das pessoas.

Planejar campanhas e promoções online é função do analista de mídias sociais (Foto: divulgação)

As áreas que mais controlam as iniciativas de mídias sócias nas companhias são de marketing, tecnologia de informação e vendas. Segundo especialistas profissionais formados em comunicação, nos cursos de publicidade e propaganda ou jornalismo, têm facilidades para trabalhar nesta área, assim como quem domina ferramentas de marketing. O desafio é que ainda não há cursos consolidados para formar esse profissional. No entanto, faculdades já oferecem em suas grades curriculares, matérias ligadas às mídias sociais. Os profissionais que querem atuar com este setor, precisam entender bastante do negócio, manter-se informados sobre novidades do mercado, ter escrita excelente e ter bom relacionamento interpessoal.

Top