Anabolizantes podem ter causado problema de Netinho

De acordo com informações mostradas pelo Fantástico neste domingo (12), a causa dos problemas de saúde de Netinho pode ter sido o consumo de…

Por Isabella Moretti em 16/05/2013

De acordo com informações mostradas pelo Fantástico neste domingo (12), a causa dos problemas de saúde de Netinho pode ter sido o consumo de anabolizantes. A substância usada para aumentar a massa muscular também provoca danos hepáticos.

Estado de saúde de Netinho ainda inspira cuidados. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Netinho está com adenomas no fígado

Médicos acreditam que Netinho ingeriu anabolizantes

Apesar da hipótese de Netinho ter consumido anabolizantes estar ganhando mais força, a família dele não quis comentar sobre o assunto.

Jorge Bastos, médico que cuidou do cantor baiano em Salvador, disse em entrevista: “É provável que tenha havido uso de algum medicamento que inclusive já havia sido prescrito pra ele pra estimular o crescimento muscular, como hormônios anabolizantes. Várias substâncias que são utilizadas para a fisicultura como nós dizemos. E eventualmente algumas que são utilizadas também supostamente para reverter ou deter o envelhecimento”.

O último boletim médico, apresentado no domingo (12), mostrou que Netinho teve uma pequena melhora, mas o seu caso ainda inspira cuidados. O cantor se encontra internado em São Paulo.

Anabolizantes podem ter causado problema de saúde de Netinho. (Foto:Divulgação)

A equipe médica acredita que o sangramento incomum apresentado por Netinho após a biópsia pode ter sido causado por algum medicamento prescrito para crescimento muscular. O Conselho Federal de Medicina, no entanto, proíbe a prescrição de substâncias para fins estéticos.

Os esteroides e anabolizantes foram receitados para que Netinho ganhasse uma musculatura mais rígida. Já os hormônios, como testosterona e progesterona, foram consumidos com o objetivo de retardar o envelhecimento. As substâncias fizeram os vasos do fígado se dilatarem. As bactérias vindas do intestino causaram a infecção.

O problema de saúde de Netinho

No início de abril, Netinho sentiu dores na coxa direita durante o treino na academia. Ele procurou ajuda médica e foi submetido a uma série de exames para investigar as causas do problema. Os médicos descobriram, então, uma lesão incomum, chamada de rompimento do músculo ilíaco.

Caso de Netinho complicou após uma biópsia. (Foto:Divulgação)

Uma ressonância realizada na região do abdômen mostrou que o cantor baiano tinha alterações no fígado. Orientados pelas imagens de tomografia, os médicos realizaram uma biópsia em Netinho, retirando um pedaço do fígado para ser analisado.

No dia 23 de abril, Netinho teve alta e voltou para casa. Porém, depois de algumas horas, ele voltou a sentir fortes dores no abdômen e retornou ao hospital. Os médicos descobriram um sangramento severo no fígado. Devido à gravidade do caso, o cantor foi transferido para São Paulo. Ele se encontra internado no Hospital Sírio-Libanês em estado grave, mas já respira sem a ajuda de aparelhos. Até o momento, não há previsão de alta.

Veja também: Netinho passa por cirurgia e está respirando por aparelhos

Top