Amputação: causas e reabilitação

As amputações de membros superiores e inferiores podem ser causadas por vários fatores. Perder um membro não é algo simples, principalmente porque a recuperação…

Por Editorial MDT em 16/05/2013

As amputações de membros superiores e inferiores podem ser causadas por vários fatores. Perder um membro não é algo simples, principalmente porque a recuperação é lenta e gradativa. Saiba mais sobre o assunto e veja as principais causas de amputação e como se dá a reabilitação.

O uso de próteses pode ajudar na reabilitação após amputação. (Foto: divulgação)

☰ CONTEÚDO

Amputações

As causas mais comuns de amputação de membros superiores e inferiores são de origem vascular, por tumores e traumas provenientes de acidentes em várias situações. De acordo com especialistas, quando ocorre um evento desses, o que se busca em primeiro lugar é salvar a vida do indivíduo, e para isso muitas vezes é necessário retirar uma parte de seu corpo.

O mais importante é a vida da pessoa, e não o membro amputado. Porém, é essencial uma abordagem geral do paciente, assegurando suas potencialidades físicas e psicológicas. De todas as formas, é preciso deixar claro que os procedimentos de amputação de membros é um ato de restauração de um órgão e não a mutilação.

Veja também próteses ortopédicas gratuitas 

Principais causas de amputações

  • Vasculopatias periféricas;
  • Traumas;
  • Tumores;
  • Infecções;
  • Diabetes e tabagismo;
  • Acidentes de trânsito.

    A amputação pode ser causada por vários fatores. (Foto: divulgação)

Reabilitação da amputação

O tratamento global e integrado do indivíduo determina o resultado da reabilitação. O objetivo é capacitar o paciente para aproveitar melhor seus potenciais de forma que possa ser mais independente em suas atividades diárias.

Para isso, inclui-se o tratamento do coto para que fique apto a receber a prótese. A avaliação fisiátrica é feita para reabilitação e protetização. Sendo que a primeira é um procedimento terapêutico que ultrapassa os aspectos físicos, enquanto que a segunda utiliza meios técnicos para substituição parcial do membro. A reabilitação pode ser considerada completa se for seguida da colocação de prótese.

São mais frequentes próteses em pacientes com membros inferiores amputados. O individuo passa por um acompanhamento com fisioterapeuta para aprender a usar a prótese enquanto caminha.

Os membros superiores também podem receber próteses. (Foto: divulgação)

Veja também cuidados com pés diabéticos 

As amputações podem ser causadas por vários fatores, como traumas, doenças, problemas vasculares e outros. É preciso ficar atento para prevenir as amputações, principalmente as causadas por pé diabético. Caso o membro tenha que ser amputado por trauma, a reabilitação e colocação de prótese podem ser de grande utilidade na recuperação do individuo.

Top