Como nasceu o American Way of Life e o que é?

PUBLICIDADE

O já conhecido American Way of Life está mais entranhado em culturas ao redor do mundo inteiro do que imaginamos. Muito além de um estilo de vida, essa visão permeia diferentes esferas da vida humana, como a economia, a cultura, as crenças, entre outras.

Ainda que tenha uma origem relativamente antiga, o estilo de vida americano causou uma mudança de paradigma cultural tão grande, que ainda influencia o comportamento da sociedade ocidental, como a conhecemos, até os dias atuais.

Mas como o estilo de vida americano surgiu e como tomou os Estados Unidos na época e ainda influencia o mundo até hoje? Conheça a seguir tudo sobre o American Way of LIfe!

PUBLICIDADE

O que é o American Way of Life?

Podemos entender que o estilo de vida de americano é pautado em consumo, de um ponto de vista econômico, a princípio, mas cujas consequências impactaram a história e cultura dos Estados, bem como sua influência pelo globo.

O que é o American Way of Life
Fonte/Reprodução: original

De acordo com o American Way of Life of Life é necessário obter bens e desfrutar o melhor dessa vida, em termos de consumo, para sermos felizes. Ao voltarmos nossa atenção para o que podemos obter com dinheiro, muitas de nossas aspirações tomam a direção do sucesso financeiro também.

Esse estilo de vida busca demonstrar que uma vida plena é feita de posses, de forma que nada falte. Além das necessidades básicas que devem ser atendidas com o salário, saúde, e educação, essa forma de pensar diz que podemos desfrutar de outras coisas, como roupas, viagens e bens de consumo.

Atualmente com a emergência das redes sociais, isso intensifica ainda mais o American Way of Life.

Como surgiu o American Way of Life?

O American Way of Life é uma resposta histórica direta da industrialização massiva, e consequentemente crescimento do mercado, nos Estados Unidos, começando no fim do século XIX, mas se intensificou no século XX, no contexto da Depressão e da Segunda Guerra Mundial.

Mais um período histórico que só intensificou o estilo de vida americano foi a própria Guerra Fria, onde Estados Unidos e União Soviética disputaram a supremacia pelo poder, que ia desde a esfera econômica até a cultural. Foi uma época onde a propaganda do American Way of Life imperou no mundo.

PUBLICIDADE

Quem criou o American Way of Life?

Tido como criador do American Way of Life, o então presidente americano Roosevelt lançou um plano econômico de incentivo às empresas, ofertas de emprego, novos postos de trabalho e impulsionamento do consumo para erguer o país após a queda da bolsa de 1929.

Qual a relação com a grande depressão?

A queda da bolsa de 1929, que engatilhou a chamada “grande depressão”, um momento de recessão econômica que se alastrou nos EUA para o mundo, pode ser vista como precursora do American Way of Life.

Afinal de contas, foi esse evento que levou o presidente Roosevelt a lançar o New Deal, que incluía todos os seus planos para recuperar a economia do país e o poder financeiro dos cidadãos americanos e das empresas.

Qual a relação com a grande depressão
Fonte/Reprodução: original

Ao compreender as origens do American Way of Life, que já tem quase um século e persiste forte na mentalidade ocidental, é possível saber porque tal estilo de vida ainda é uma influência até os dias atuais. Vivemos em uma época onde, mesmo com os desafios econômicos, somos muito incentivados ao consumo.

Permeia na mentalidade coletiva, principalmente em países americanos e europeus, que fizeram parte do bloco capitalista na Guerra Fria, a noção de que ter mais bens e consumir mais fazem parte de um estilo de vida desejável. Enquanto tivermos redes sociais, muitas propagandas e uma cultura de consumo, certamente o American Way of Life continuará.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.