Reduzir o risco de doenças cardiovasculares, prevenir o câncer e melhorar a memória. Estes são alguns dos vários benefícios do amendoim, grão adorado por muitas pessoas e que traz excelentes qualidades nutricionais e medicinais.
Originário da América do Sul, o amendoim é rico em fibras, proteínas e ácidos graxos monoinsaturados, além de ótima fonte de vitamina E, cobre, magnésio e folatos, consistindo em um dos maiores aliados da vida saudável.
Até mesmo a casca do amendoim é saudável, pois traz grandes quantidades de antocianinas, substâncias que têm reconhecido poder antioxidante.
Amendoim: benefícios e dicas de uso
Ótima fonte de vitaminas do complexo B e de arginina, o amendoim ajuda a melhorar a circulação sanguínea. Algo que ele também faz é melhorar o humor, graças às vitaminas do complexo B, que ajudam a aumentar o nível de serotonina.
Outro destaque é a sua capacidade de reduzir o nível dos triglicérides no sangue e a pressão arterial, por causa das boas doses de ômega 3 e ômega 6 que ele oferece. Já substâncias como niacina e vitamina B2 melhoram a memória e mantêm as funções cognitivas, prevenindo a doença de Alzheimer.
E os benefícios do amendoim para a beleza, você conhece? Ele combate o envelhecimento precoce da pele e o enfraquecimento de unhas e cabelos, além de prevenir seborreia e dermatites, deixando a pele, as unhas e os cabelos mais bonitos e saudáveis.
Amendoim emagrece? Embora muito calórica, essa leguminosa promove a sensação de saciedade, permitindo controlar melhor a fome (é preciso mastigá-la bem, para ativar o centro cerebral responsável pela saciedade).
Os poderes afrodisíacos do amendoim
O amendoim aumenta a libido, graças à grande quantidade de zinco, que melhora a produção dos hormônios sexuais, e à arginina, um potente vasodilatador. Mas essa qualidade afrodisíaca só é aproveitada se houver um consumo constante da leguminosa.
Dicas para consumo do amendoim
Para aproveitar todas as vantagens oferecidas pelo amendoim, você não deve consumir grandes quantidades do produto. A quantidade diária recomendada é de 30g.
Mas é preciso ficar atento a algumas dicas de uso do amendoim, como priorizar as versões in natura (com casca) e torrada (preserva todos os nutrientes). Consuma com moderação o amendoim japonês e a paçoca de amendoim, entre outras versões, que são muito calóricas.
Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.