Amendoim ajuda a emagrecer

O amendoim é planta nativa da América do Sul e seu fruto é um tipo de vagem. A planta possui caule pequeno e folhas…

Por Editorial MDT em 20/03/2012

O amendoim é planta nativa da América do Sul e seu fruto é um tipo de vagem. A planta possui caule pequeno e folhas tri-folioladas, que medem cerca de 30 -50 cm de altura.

O cultivo da planta de porte rasteiro cresceu nos últimos anos, a região nordeste é uma das principais produtoras do fruto. Algumas variedades têm uma grande quantidade de lipídeos e têm sido utilizadas para a fabricação de óleo de cozinha (dão de 45 a 50% de óleo). Em várias regiões da África, o amendoim é moído para cozinhar vários pratos da culinária local, que ficam assim mais ricos em gorduras boas e proteínas.

Recomenda-se ingerir cerca de 30 a 40 gramas por dia, o equivalente à palma da mão cheia.

Benefícios para saúde

  • Ácidos graxos monoinsaturados

Auxiliam para diminuição da taxa de oxidação e ajudam a aumentar a captação do colesterol ruim (LDL) e elevar as taxas do colesterol bom (HDL).

  • Gorduras

Ajuda no transporte e absorção de vitaminas e protege as membranas celulares.

  • Ômega 3

Reduz o nível de triglicérides no sangue e a pressão arterial. Previne o envelhecimento precoce, pois atua na renovação das células.

  • Vitamina E

É responsável por aumentar a resistência dos músculos ao reduzir dores e preservar o sistema imunológico.

  • Gorduras monoinsaturadas

Ajudam na perda de peso e são responsáveis pelo controle do nível de açúcar no sangue, também atua na queima da gordura e faz conversão dos estoques de gordura corporal em energia.

  • Fibras

Traz sensação de saciedade e ajudando no emagrecimento. Atua como um alimento que possui renovadores celulares e protege contra o envelhecimento precoce.

O ideal é ingerir o amendoim in natura, pois o excesso de sal pé prejudicial

Benefícios do amendoim para o emagrecimento

O amendoim pode ser adicionado à dieta para ajudar no emagrecimento, recomenda-se ingerir cerca de 30 a 40 gramas por dia, o equivalente à palma da mão cheia. A gordura presente na composição do amendoim ajuda na redução da gordura abdominal.

Recomenda-se consumir o amendoim in natura, ou seja, apenas torrado artesanalmente. Pode ser colocado diretamente ao forno pré-aquecido por cerca de 10 minutos em temperatura média.

Uma das principais propriedades que o amendoim proporciona é a sensação de saciedade (barriga cheia), todavia recomenda-se mastigar muito bem o fruto, o que ativa o centro cerebral, um dos controladores da saciedade, fazendo com que a fome demore mais para voltar.

O amendoim poderá ser usado nas receitas, como uma paçoca light

O amendoim pode ser o ingrediente principal de receitas como paçoca light ou até como cobertura para sorvetes diet e bolos.

Agora sabendo dos benefícios que esse alimento proporciona, resta incluí-lo na dieta, sem se esquecer de tomar cuidado com os amendoins salgados.

Top