AMD Alcança a Frequência de 8,429 GHz em um Processador de 8 Núcleos

Calma, não se trata de nenhum modelo comercial, mas de um novo recorde estabelecido pela equipe da AMD. A Frequência de 8,429 é atualmente…

Por Redacao em 15/09/2011

Calma, não se trata de nenhum modelo comercial, mas de um novo recorde estabelecido pela equipe da AMD. A Frequência de 8,429 é atualmente a mais alta já atingida no mundo e foi comprovada pelo Guiness, livro dos recordes.

Para realizar tal façanha, a equipe da AMD utilizou um modelo Bulldozer FX com oito núcleos físicos de processamento (ainda não lançado). No lugar da refrigeração tradicional, foi utilizado um sistema próprio de nitrogênio líquido.

Parte da equipe monitorava as atividades da máquina enquanto outra aumentava o clock do processador progressivamente. O evento contou com a presença de jornalistas e de representantes do Guiness. O Recorde foi atingido em 31 de agosto de 2011 na cidade texana de Austin.

A marca anterior era de 8,308, também utilizando refrigeração a nitrogênio liquido. Segundo Chris Cloran, da AMD, o feito foi favorecido pela nova arquitetura. O modelo Bulldozer FX deve ser lançado ainda no final de 2011, mas os detalhes sobre o funcionamento do processador e seu preço ainda não foram divulgados. Crtamente, sua frequência padrão não será na casa dos 8 GHz.

Top