Ambientes masculinos: como decorar, dicas

Nem sempre o homem é sensível o suficiente ou tem habilidade para fazer um projeto de decoração, por isso algumas dicas podem ser fundamentais…

Por Isabella Moretti em 27/06/2012

A sala masculina apostou nas cores branco, cinza, preto e amarelo.

Nem sempre o homem é sensível o suficiente ou tem habilidade para fazer um projeto de decoração, por isso algumas dicas podem ser fundamentais para criar a identidade visual da casa ou do apartamento. Antes de iniciar a mudança na estética de cada espaço, é importante que ele defina qual o estilo deseja destacar no design interior.

O estilo masculino na decoração

O homem moderno e que mora sozinho prefere montar uma decoração masculina nos ambientes, sendo ela capaz de imprimir as peculiaridades do gênero e os traços da sua personalidade. Neste projeto, o morador pode trabalhar com uma proposta minimista, sóbria e com um forte apelo às cores neutras.

Mesa de jantar se transforma em mesa de sinuca.

Diferente da decoração feminina, que costuma ser detalhada e romântica, a masculina é mais urbana, prática e com poucos itens decorativos. Cada ambiente adquire o espírito de vida do homem, que normalmente é mais simples, lúcido e sem exageros. Entretanto, nada impede que a decoração seja beneficiada com cores vibrantes e que estejam em alta.

A estética minimalista passa a fazer parte do ambiente masculino a partir do momento em que o conceito “menos é mais” passa a ser valorizado. O ambiente criado para atender o gosto do homem é composto por itens funcionais, como é o caso dos móveis que facilitam a organização.

Ao invés de valorizar as cores claras e amorosas, a decoração masculina aposta nos tons urbanos e modernos, como é o caso do preto, do cinza, do marrom e do azul marinho. Cores como branco, vermelho, amarelo e verde também podem aparecer nas combinações, mas sem exagero.

Saiba mais: Escritório masculino – como decorar, fotos

Dicas para criar ambientes masculinos

Banheiro criado para o morador que gosta de futebol.

A simplicidade é um recurso muito usado pelo ambiente masculino para que a decoração se torne mais sofisticada, mas existem meios de incluir personalidade ao visual de cada ambiente.

Em alguns cômodos, por exemplo, o homem pode se inspirar em temas para fazer a decoração, como música, tecnologia, jogos, cinema, esporte e carros. O design será montado levando em conta os hobbies do morador, de maneira moderna, descontraída e divertida.

Caso a decoração do ambiente masculino esteja muito sóbria ou afetada pela neutralidade das cores, vale a pena incluir personalidade ao visual da casa. O clima com certeza se tornará mais contemporâneo e confortável se o espaço decorado receber um toque de bom humor, de entretenimento e modernidade.

O estilo masculino pode imprimir conceitos em todos os tipos de ambientes, como sala de estar, sala de jantar, quarto, banheiro, cozinha, home-office, varanda, hall de entrada, entre outros. O importante é que a casa fique com a cara do morador.

Veja também: Decoração de apartamento masculino – fotos

Top