Ambientes femininos: como decorar, dicas

O gosto feminino pode servir de inspiração na hora de decorar a casa. Os ambientes criados com esta proposta são capazes de valorizar as…

Por Isabella Moretti em 29/06/2012

Ambientes modernos, mas com um toque de romantismo.

O gosto feminino pode servir de inspiração na hora de decorar a casa. Os ambientes criados com esta proposta são capazes de valorizar as preferências da maioria das mulheres, ou seja, encantam a todos por causa da delicadeza, serenidade e múltiplos detalhes na composição.

Diferente do espaço masculino, que é sóbrio, simples e minimista, o ambiente feminino se revela mais elaborado, sendo caracterizado pelas cores doces e pela deliciosa atmosfera romântica que influência no dia-a-dia da moradora. A feminilidade quando incorporada a um cômodo é capaz de expor o bom-gosto e a emoção.

Saiba mais: Ideias para sala feminina

O estilo feminino na decoração

A decoração busca traduzir a alma feminina.

Traduzir a alma feminina através da decoração é uma tarefa um tanto complicada, mas os designers de interiores estão tentando explorar as preferências das mulheres, considerando tudo aquilo que as meninas, as adolescentes e as adultas apreciam numa estética residencial.

Os ambientes femininos são montados levando em conta os principais elementos da decoração, como móveis, acessórios, revestimento, estampas e cores. Eles exaltam o clima de tranquidade, o valor sentimental das coisas e a grande quantidade de detalhes. O estilo feminino imprime conceitos que combinam perfeitamente com a casa ou apartamento de uma mulher que mora sozinha.

Apesar de algumas características se destacarem na composição feminina, nada impede que a moradora dê um toque de personalidade aos ambientes residenciais, como quarto, sala, cozinha e banheiro. Ela pode trabalhar com temas na sua decoração, além de trazer a tona uma atmosfera clássica ou contemporânea.

Como decorar ambientes femininos?

O ambiente feminino é delicado e aconchegante.

Móveis: a mobília de um ambiente feminino é delicada, valoriza o conforto e se harmoniza com os demais itens da decoração. Caso a ideia seja compor um clima romântico e retrô, vale a pena apostas nos móveis provençais. Também existe a possibilidade de mesclar as peças antigas ao estilo contemporâneo.

Acessórios: para enfatizar o universo feminino, os acessórios assumem papel essencial na decoração. Eles são responsáveis por criar um ambiente mais detalhado, acolhedor e com forte apelo emocional. Entre as peças que podem ser trabalhada na hora de decorar, estão os vasos de flores, os adornos artesanais, os objetos de família, os quadros e as luminárias. Quando bem colocados no ambiente, os acessórios são capazes de contar histórias sutilmente.

Cores: prefira trabalhar com cores suaves e delicadas na decoração, como é o caso dos tons pastéis e do branco. A atmosfera feminina também costuma ser valorizada através de determinados tons, como rosa, vermelho, lilás e roxo.

Estampas: os padrões românticos são capazes de deixar um ambiente mais feminino, como é o caso do floral. Além do acabamento com flores, também é comum o uso de outras padronagens de estampas como os poás e as listras.

Veja também: Quarto feminino – decoração, ideias

Top