Amamentação durante o trabalho: dicas

O aleitamento materno é um momento muito especial onde a mãe fortalece os vínculos afetivos com o bebê. Infelizmente nem todas podem desfrutar desse…

O aleitamento materno é um momento muito especial onde a mãe fortalece os vínculos afetivos com o bebê. Infelizmente nem todas podem desfrutar desse momento por muito tempo, e acabam sendo interrompidas pela volta ao trabalho. Entretanto, é necessário que as lactantes saibam que ainda assim é possível continuar amamentando. Confira dicas de amamentação durante o trabalho.

Entenda por que o leite materno é importante.

A amamentação é um momento único para a mãe e seu bebê. (Foto: divulgação)

Montando um banco de leite em casa

Para montar um banco de leite em casa os frascos devem começar a ser estocados cerca de 15 dias antes da mãe voltar ao trabalho. A fim de garantir que o pequenino continue recebendo leite materno e também continuar estimulando a lactação, as mães devem fazer a retirada do leite manualmente ou por bombinha manual ou elétrica. É difícil falar qual método é melhor, pois as pessoas se sentem mais confortáveis e obtém melhores resultados com métodos diferentes.

O leite deve ser armazenado no freezer, em frascos de vidro devidamente esterilizados. Para isto, é só fervê-lo durante 10 minutos, deixando que seque naturalmente. Também é importante colocar etiquetas com a data da coleta do material, para que sejam utilizados os frascos armazenados por mais tempo.

Saiba mais sobre como armazenar o leite materno.

O leite que será usado no dia deve ser retirado do freezer e armazenado no fundo da geladeira, descongelando de forma natural. Na hora em que a criança for mamar, é só retirar a tampa do vidro (para evitar que ele estoure) e aquecer em banho-maria.

Mulheres que vão trabalhar podem fazer um banco de leite em casa. (Foto: divulgação)

Dicas para lactantes que vão trabalhar

Para garantir maior conforto à lactante e boa demanda de leite para a criança, é só seguir algumas dicas:

  • A lactação é muito influenciada por fatores emocionais. Por isso é importante que a mulher separe um tempo para que possa realizar a retirada do leite sem estresse. Uma boa dica é procurar realizar esse processo nos horários em que o pequeno normalmente mamaria ou assim que sentir as mamas cheias. É necessário lavar as mãos com água e sabão, se possível limpar o seio apenas com água, prender o cabelo e evitar falar enquanto retira o leite;
  • A fim de facilitar o trabalho, é recomendado que a mulher dê preferência para roupas mais confortáveis e não muito justas ao corpo;
  • A lactação requer que a mulher esteja em dia com a saúde, especialmente com relação à alimentação. Ingerir bastante líquido para manter boa hidratação e fazer pequenos lanches no meio da tarde ajudam muito na produção de leite;
Continuar Lendo  Penteados para ir à escola: dicas

Confira os alimentos que estimulam a produção de leite materno.

  • No trabalho o leite retirado deve ser armazenado na geladeira do serviço em frascos devidamente esterilizados, trazidos de casa. É muito importante manter o leite longe de alimentos com cheiro forte;
  • O transporte do leite armazenado para casa deve ser feito em bolsa térmica, e é fundamental transferir os fracos rapidamente para o freezer.

Veja como doar leite materno.

O leite deve ser guardado em freezer com data da coleta. (Foto: divulgação)

A amamentação é muito especial e oferece momentos ímpares na vida da mãe e de seu filho. Com algumas dicas simples é possível que lactantes continuem oferecendo o leite materno a seus pequenos, lhes assegurando mais saúde.

Top