Alongamento Garante Flexibidade

O Alongamento é o mesmo que relaxar o corpo, ter uma postura correta, melhorar a circulação sanguínea e acabar com dores musculares e até…

Por Redacao em 29/01/2009

O Alongamento é o mesmo que relaxar o corpo, ter uma postura correta, melhorar a circulação sanguínea e acabar com dores musculares e até cólicas menstruais. Quanta coisa hein?

Entre diversos benefícios estes que citamos a cima são os melhores, claro que esta conclusão foi tirada através de estudos, e segundo especialistas  um dos maiores benefícios desta prática é trabalhar com exercícios de movimento estático, que trabalha a musculatura e postura corporal na parte cervical, coluna, membros e regiões pélvica, toráxica e lombar.

Com esta prática, a musculatura do nosso corpo se trava nas atividades que fazemos diariamente ou também pela postura errada. E o alongamento vai justamente relaxar o stress muscular, causado por um trabalho repetitivo ou exercícios como ciclismo ou musculação.

E mais, antes de praticar qualquer atividade física, deve-se fazer exercícios de alongamento.

O alongamento aumenta a flexibilidade, estirando as fibras musculares, promovendo o aumento de seu comprimento, permitindo maior movimentação da articulação.

A seguir veja orientações para realizar o alongamento com sucesso:

Comece com um pré-aquecimento: caminhada curta, pedalar (de 5 a 10 minutos antes).

Deixe seu corpo bem alinhado e escolha posições bem seguras.

Inicie lentamente e vá aumentando gradualmente.

Ao se alongar respeite o seu limite, fazendo até sentir uma sensação de tensão, mas, se você tiver dor, relaxe para não causar lesões no músculo.

O tempo para cada alongamento é de 10 a 60 segundos por articulação.

Não se balance durante o exercício.

Repita de 3 a 5 vezes por semana.

Fazendo assim, você poderá praticar qualquer outro exercício, pois o seu corpo estará plenamente pronto!

Top