Alongamento antes de praticar exercícios: benefícios Alongamento antes de praticar exercícios: benefícios

Alongamento antes de praticar exercícios: benefícios

Cuidar do corpo é algo essencial à vida. Seja pela prática de esportes, dança ou pelo simples hábito de caminhar, diariamente, as atividades físicas…

Por Editorial MDT em 01/12/2012

Cuidar do corpo é algo essencial à vida. Seja pela prática de esportes, dança ou pelo simples hábito de caminhar, diariamente, as atividades físicas são imprescindíveis à saúde, em geral. Além do fortalecimento de músculos e ossos, praticar exercícios ainda contribui com a beleza do corpo. Entretanto, tudo isso deve ser feito de forma consciente e orientada, para que se alcancem melhores resultados, bem como para prevenir lesões. Uma das orientações imprescindíveis é alongar-se, antes do treino.

O alongamento é muito importante para a prevenção de lesões (Foto: Divulgação)

Qualquer tipo de atividade física que exija movimento e esforços,  mais acentuados do que os hábitos rotineiros, requer alongamentos prévios. Caminhadas, bicicleta, jogos, ginástica e outros exercícios semelhantes exigem maior desempenho do corpo, especialmente dos músculos. É hábito mundial alongar-se e faz parte do aquecimento antes da prática de exercícios.

A orientação de médicos e outros profissionais de saúde é de que não se inicie qualquer exercício sem, antes, preparar o corpo para eles, principalmente pessoas que estiveram paradas durante um tempo e decidiram se empenhar em atividades físicas.

Benefícios do alongamento

Os benefícios do alongamento, antes e depois da prática de exercícios, são muitos. Alongar-se antes do treino ajuda a aumentar o comprimento dos músculos, bem como a flexibilidade corporal. É por isso que, em fase inicial, as pessoas tendem a sentir dores e flexionarem pouco os membros. Como a passagem do tempo e o empenho no alongamento, a atividade fica mais fácil e o corpo, em geral, passa a ter maior mobilidade.

Existem diferentes tipos de alongamento. É bom pedir ajuda de um profissional, antes de começar a fazê-los (Foto: Divulgação)

Os benefícios do alongamento antes de praticar exercícios não são somente estes. Ele também ajuda a prevenir lesões musculares, como câimbras, torcicolos, além de aumentar a irrigação sanguínea do corpo, prevenindo problemas nos membros e na coluna.

Após a atividade física, o alongamento também é importante. Ele promove o relaxamento dos músculos, após um período de tensão. Na realidade, alongar-se é parte da prática de exercícios e o ato pode ser considerado a própria atividade.

Novos estudos sobre o alongamento

 

Com o passar do tempo, músculos, tendões e ligamentos ficam mais flexíveis (Foto: Divulgação)

Embora o alongamento tenha sido sempre defendido como algo essencial à boa prática de exercícios, estudos recentes (entre eles os da Gatorade Sports, Science Institute – a GSSI) têm afirmado que os benefícios não seriam tantos, assim. Na realidade, os estudiosos chegaram à conclusão de que o aumento da flexibilidade, dada pelo alongamento, tem curta duração e não melhora a performance, nem previne contra lesões. O melhor desempenho se daria em pessoas que têm melhor condição aeróbica. O ideal, segundo especialistas, para se conquistar o que se deseja, é ter o hábito de alongar-se, diariamente, em outros horários e não apenas antes da prática de exercícios.

De qualquer forma, o alongamento diário só traz benefícios. Mesmo que não se pratique exercícios, é importante adquirir este hábito. O corpo irá agradecer.

Você está fazendo isso, direito? Leia: Maneira Correta de se Fazer Alongamento

Quer um sono tranquilo: Dicas de alongamento para uma boa noite de sono

Top