Alistamento Militar 2017: Inscrições, Datas

Alistamento Militar 2017: Inscrições, Datas

Procurando informações sobre o Alistamento Militar 2017? Na matéria a seguir vamos trazer os principais detalhes a respeito do alistamento obrigatório em todo o…

Por Andre em 12/01/2017

Procurando informações sobre o Alistamento Militar 2017? Na matéria a seguir vamos trazer os principais detalhes a respeito do alistamento obrigatório em todo o Brasil, que é uma das alternativas para quem deseja ingressar na carreira militar. Confira e não perca os prazos.

Alistamento Militar 2017: Inscrições, Datas (Foto: Reprodução FAB)

O Alistamento Militar precisa ser feito por todos os jovens brasileiros do sexo masculino, no ano em que completam 18 anos de idade, inclusive aqueles que residem no exterior. Quem deixa de se alistar está sujeito a uma série de restrições (veja abaixo).

Conforme os dados do governo federal, cerca de 2 milhões de jovens se alistam ao serviço militar obrigatório a cada ano, dos quais aproximadamente 200 mil são incorporados às Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica). As mulheres não são obrigadas a se alistar.

Alistamento Militar 2017: Inscrições, Datas

Faz 18 anos em 2017? É a hora de se alistar (Foto: Reprodução Portal Brasil)

As datas do Alistamento Militar 2017 já estão definidas. Desde o dia 2 de janeiro, os jovens do sexo masculino que fazem 18 anos de idade em 2017 já podem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência. O prazo para Alistamento Militar 2017 termina no dia 30 de junho.

Para efetuar as inscrições Alistamento Militar 2017, é necessário apresentar certidão de nascimento ou equivalente (carteira de identidade, carteira de trabalho ou de motorista), comprovante de endereço e uma foto 3×4 tirada recentemente.

Depois de se alistar, o jovem receberá o Certificado de Alistamento Militar (CAM), no qual estará anotado, no verso do documento, a data de retorno à Junta de Serviço Militar, para tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do Serviço Militar.

Como o alistamento militar é obrigatório, o jovem que não comparece à JSM dentro do prazo fica impedido de tirar passaporte, de se matricular em qualquer instituição de ensino (inclusive universidades) e de tomar posse em cargos públicos (se aprovado em concurso público). Há ainda uma multa para quem não comparece ao alistamento militar (o valor varia conforme a quantidade de dias de atraso).

Alistamento Militar 2017 online

Os jovens que passam por todas as etapas de seleção podem ser convocados para o Exército, a Marinha ou a Aeronáutica (Foto Ilustrativa)

É possível fazer Alistamento Militar 2017 pela internet? Para facilitar a vida dos jovens, já dá para efetuar o alistamento online 2017, através do site www.alistamento.eb.mil.br (quem não tem CPF precisa se alistar pessoalmente).

No entanto, vale lembrar que o alistamento pela internet está disponível apenas para quem reside nos estados do AM, AL, BA, CE, MA, PE, PA, PI, PB, RN, RS, SE, GO, MT, MS, PR, TO, SC e SP, além do Distrito Federal. Os prazos são os mesmos do atendimento presencial.

Alistamento Militar 2017 no exterior

O alistamento é obrigatório para os jovens do sexo masculino, que fazem 18 anos (Foto: Reprodução Ministério da Defesa)

Jovens brasileiros do sexo masculino que vivem no exterior e vão completar 18 anos em 2017 também precisam se alistar. O alistamento no exterior deve ser feito diretamente nas Embaixadas do Brasil ou Consulados.

Para maiores informações sobre o Alistamento Militar no exterior 2017 acesse o site www.alistamento.eb.mil.br.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top