Alistamento Militar 2016: Datas

O alistamento militar 2016: datas é o que você está procurando? Então saiba que esse é um dever de todo jovem do sexo masculino,…

O alistamento militar 2016: datas é o que você está procurando? Então saiba que esse é um dever de todo jovem do sexo masculino, que nasceu no ano de 1998. Ao completar 18 anos, o cidadão brasileiro preciso estar preparado para se alistar no Exército, na Aeronáutica ou na Marinha.

Alistamento Militar 2016 Datas. (Foto Ilustrativa)

Ao completar maioridade, é muito importante que o jovem participe do alistamento e se apresente a uma das forças armadas do seu país. O serviço militar tem duração de 12 meses e proporciona um grande aprendizado aos seus participantes. A experiência mostra como ter disciplina e responsabilidade para honrar e defender a nação.

Leia mais: Como ingressar na carreira militar

Alistamento Militar 2016: Datas

O alistamento militar é considerado obrigatório para os brasileiros do sexo masculino. Ou seja, quem não participa desse processo fica em débito com as obrigações militares. Todos os homens que são se apresentam ao serviço militar ficam impossibilitados de tirar passaporte, ingressar em um cargo público ou se matricular em uma universidade.

Nos tópicos abaixo você vai aprender um pouco mais sobre alistamento militar 2016: datas.

Datas do alistamento militar 2016

O prazo para se alistar vai de janeiro a junho de 2016. (Foto Ilustrativa)

O período para se alistar vai dede janeiro a junho de 2016. O jovem deve procurar a Junta de Serviço Militar da sua cidade e apresentar os documentos necessários. Nesse primeiro momento, é preciso ter em mãos: documento de identidade, comprovante de residência e uma foto 3X4.

No caso dos jovens que moram no exterior, é recomendando comparecer ao consulado para o alistamento, também dentro do prazo mencionado no parágrafo anterior.

Leia Também:  Livros de Auto Ajuda mais Lidos

Quem perder o prazo estipulado pelo Serviço Militar não precisa entrar em pânico. Basta pagar uma multa de R$1,38 no ato do alistamento e participar da seleção do ano seguinte.

Veja também: Alistamento militar: principais dúvidas

Etapas do alistamento

Para se alistar é preciso providenciar os documentos necessários. (Foto Ilustrativa)

Nem todos os jovens que se apresentam ao Serviço Militar são convocados para integrar o Exército, a Marinha ou a Aeronáutica. Na verdade, eles participam de quatro etapas decisivas a partir do momento que se alistam. São elas:

1ª etapa: após o alistamento, o cidadão recebe um certificado com a data em que deve se apresentar novamente.

2ª etapa: entre os meses de julho e outubro, o jovem participa de testes psicológicos, físicos, culturais e morais.  

3ª etapa: os candidatos aprovados são distribuídos, de acordo com a disponibilidade de vagas.

4ª etapa: finalmente o jovem começa a atuar nas forças armadas, participando de diferentes atividades.

Todo homem brasileiro com 18 anos é obrigado a se alistar. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Como fazer alistamento militar

Agora você já tem informações sobre o alistamento militar 2016: datas. Se você está prestes a completar 18 anos, então fique de olho no prazo e se apresente à Junta do Serviço Militar. No mais, continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre serviços.

 

Top