Alistamento militar 2012

PUBLICIDADE
Para se alistar é muito fácil, basta comparecer a uma Junta de Serviço Militar levando alguns documentos.

Todo homem brasileiro, quer more no Brasil ou no exterior, tem o dever de fazer seu alistamento militar no ano em que completa 18 anos, pois é uma obrigação cívica. A regra também é válida para os cidadãos que se naturalizaram brasileiros, a partir de quando receberem o Certificado de Naturalização.

Como se alistar

O alistamento militar é obrigatório nas seguintes condições: Indivíduo brasileiro, sexo masculino e que completará 18 anos em 2012. Pode ser realizado desde janeiro até junho do seguinte ano. É preciso prestar atenção, porque as regras mudam de acordo com a data da inscrição:

  • De janeiro até o ultimo dia útil de abril: quem se alistar nesse período terá a seleção feita no mesmo ano e, caso seja convocado, poderá prestar o serviço militar no ano seguinte.
  • De maio até o ultimo dia útil de junho: quem se alistar nesse período participará da seleção apenas no ano seguinte.

Para se alistar é muito fácil, basta comparecer a uma Junta de Serviço Militar levando os seguintes documentos:

PUBLICIDADE
  • RG, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento original;
  • Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (no caso de brasileiros naturalizados ou por opção);
  • Registro de emancipação (no caso de indígena);
  • Duas fotos 3X4 recentes e sem data;
  • Comprovante de residência.

No caso do indivíduo não estar no Brasil, é preciso que ele procure o Consulado ou Embaixada Brasileira.

O que fazer após o alistamento?

Ao fazer o alistamento, o candidato recebe um Certificado de Alistamento Militar (CAM), onde é possível encontrar no verso, as datas em que ele deve comparecer para seleção, onde serão realizados testes para avaliação da saúde e força, além da realização de uma entrevista.

Ao fazer o alistamento, o candidato recebe um Certificado de Alistamento Militar (CAM).

É importante lembrar que os candidatos não devem trajar bermudas, regatas ou calçar chinelos e devem estar munidos de:

  • Certificado de Alistamento Militar (CAM);
  • RG;
  • Certidão de Nascimento dos filhos (caso os tenha);
  • Certidão de Casamento Original (caso seja casado);
  • Declaração Escolar: Certificado de conclusão ou atestado de frequência;
  • Atestado Médico com CID, caso seja portador de algum problema de saúde.

Se o candidato passar nos testes, poderá prestar serviços no Exército, Marinha ou Aeronáutica, dependendo da disponibilidade de vagas e da escolha do candidato.

Nos casos em que ocorre dispensa do serviço militar, os jovens deverão fazer o juramento à Bandeira, para que possam posteriormente, receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Os portadores de necessidades especiais, que também são obrigados a se alistar, serão dispensados e receberão o Certificado de Isenção (CI).

O que acontece com quem não se alista?

O período em que o candidato pode se alistar é bem grande, indo desde os 18 anos até os 45 anos. Em caso de não se alistar devidamente no tempo certo, é recebida então uma multa, que vai aumentando seu valor conforme passa o tempo.

PUBLICIDADE

Vale ressaltar que o ato de não se alistar deixa a pessoa em dívida com o serviço militar e as consequências vão desde a impossibilidade de prestar concursos públicos, tirar passaporte e se matricular em uma universidade até outras punições mais severas.

Para maiores informações, acesse o site do Exército Brasileiro em http://www.exercito.gov.br/web/ingresso/alistamento-militar.

Todo homem brasileiro, quer more no Brasil ou no exterior, tem o dever de fazer seu alistamento militar no ano em que completa 18 anos.

Leia também:

3 Comentários

  • Danielle de acordo com o texto a cima: O alistamento militar é obrigatório nas seguintes condições: Indivíduo brasileiro, sexo masculino e que completará 18 anos em 2012. Pode ser realizado desde janeiro até junho do seguinte ano. É preciso prestar atenção, porque as regras mudam de acordo com a data da inscrição

  • mulher pode se alistar???

  • fazo 18 esse ano quero saber se como sou do sexo feminino se posso me alistar esse ano tbm ?

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.