Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Carros> Alinhamento e balanceamento do carro: importância

Alinhamento e balanceamento do carro: importância

O carro cantou pneus em velocidade baixa e ao soltar o volante brevemente o veículo não anda em linha reta nem por alguns poucos metros? Então, fique atento, pois seu automóvel pode estar desalinhado. Essa desregularem pode ter origens diversas, como as quedas em buracos de ruas sem manutenção e desgaste da suspensão.

Leia mais sobre: Carro – quando fazer o balanceamento?

Alinhamento e balanceamento são cuidados básicos com o carro (Foto: Divulgação)

Os especialistas recomendam conferir o alinhamento da direção a cada 10 000 km ou na ocorrência de algum incidente que possa causar avarias no carro, mesmo que não seja possível ver esse evento e seus respectivos problemas. Muitos motoristas negligenciam esse tipo de cuidado já que, como toda manutenção preventiva, o serviço de alinhamento só parece ser útil quando deixa de ser feito e surgem os problemas no veículo.

Importância do balanceamento do carro estar em dia

Muitos não sabem, mas o objetivo do balanceamento das rodas de um veículo, como o nome sugere, é balancear as massas do conjunto roda e pneu que, por algum motivo, podem estar em desequilíbrio, fazendo com que o carro demore mais para responder os comandos do volante. O primeiro sinal de que a roda do automóvel está desbalanceada é uma vibração sentida no volante, quando a roda com problemas está no eixo dianteiro, ou no assoalho, no caso do eixo traseiro seja o problema.

Além de causar um desconforto ao motorista e aos passageiros, porque o pneu literalmente quica como se fosse uma bola, essa vibração causada pela falta de balanceamento compromete a estabilidade e provoca desgaste irregular dos pneus, diminuindo a vida útil dos componentes do veículo, como a suspensão, amortecedores, buchas e borrachas.

Alinhe seu carro para que a vida útil dele seja maior (Foto: Divulgação)

Veja mais sobre: Carro: quando fazer o alinhamento?

Não deixe de fazer manutenção do carro

Por isso, jamais deixe que seu carro fique sem alinhamento e balanceamento. Muitos acidentes podem ser evitados quando as pessoas passam a pensar na manutenção do automóvel antes dele começar a trazer problemas. Quem está de malas arrumadas para viajar necessita fazer uma revisão antes, para que o veículo não lhe reserve uma surpresa desagradável e o deixa no meio da estrada.

Recomendado para você
Comentários
  1. elyel rossandro da silva dias disse:

    muito boas essas informaçoes estava realmente precisando pq trabalho em concessionarias de veiculos e ñ tinha essas informaçoes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *