Alimentos termogênicos: inclua na sua dieta

Os alimentos termogênicos, são aqueles alimentos que quando consumido, aceleram o metabolismo, pois gastam mais calorias para serem ingeridos. Esses alimentos quando inclusos numa…

Por Editorial em 26/01/2012

Os alimentos termogênicos, são aqueles alimentos que quando consumido, aceleram o metabolismo, pois gastam mais calorias para serem ingeridos. Esses alimentos quando inclusos numa dieta saudável e práticas de exercícios regulares auxiliam muito no emagrecimento.

Assim como qualquer outro alimento, para obter um bom resultado, quando a intenção é emagrecer, é preciso consumir apenas o necessário de calorias para serem gastas, já que para tudo o que fazemos gastamos energia, um exemplo disso é que gastamos cerca de 45 calorias apenas para varrer a casa.

Uma sugestão é consumir alimentos crus, como por exemplo, couve, cenoura e beterraba que consomem mais energia no processo digestivo.

Se a intenção do consumo é apenas manter o corpo e a alimentação saudável, outra sugestão é a castanha do Pará, que contém ômega 3, auxilia na memória, concentração, habilidades motoras  e velocidade de reação.

Incluir frutas e verduras na alimentação é indispensável

Dicas para incluir na dieta

A pimenta vermelha é um dos principais termogênicos:  inclua nas refeições quentes como tempero, pois ela é rica em capsaicina e sua substância ajuda a eliminar as  gorduras.

O gengibre pode ser salpicado na  salada ou mesmo adicionado ao suco. Ele aumenta o gasto calórico em 10%.

O gengibre é um alimento termogênico que pode ser usado como tempero ou no preparo de chás

A canela  é muito rica em cálcio mineral e pode ser consumida em chás, com frutas e até mesmo como tempero.

Por mais incrível que pareça, a água gelada também pode ser  uma aliada, se consumido em média oito copos por dia, isso significa menos duzentas calorias, pois o corpo gasta muita energia para voltar a temperatura de 36 graus novamente.

As gorduras  devem ser consumidas com moderação, já que o trabalho  de digestão é quase mínimo e é absorvida pelo intestino, sendo guardada como reserva calórica.

É importante lembrar que esses alimentos não podem ser consumidos exageradamente, principalmente por pessoas hipertensas, cardiopatas, gestantes e lactantes. Também o consumo exagerado de termogênicos, pode causar tontura, dores de cabeça e até mesmo insônia.

Canela pode ser usada para o preparo de chás, além de ser um ótimo tempero

Top