Alimentos ricos em vitaminas A e C para evitar doenças nos olhos

Alimentos ricos em vitaminas A e C para evitar doenças nos olhos são uma ótima pedida para incluir no seu cardápio diário, principalmente se…

Alimentos ricos em vitaminas A e C para evitar doenças nos olhos são uma ótima pedida para incluir no seu cardápio diário, principalmente se você quer manter uma boa saúde ocular.

Alimentos ricos em vitaminas A e C para evitar doenças nos olhos (Foto Ilustrativa)

Assim como para outras partes do corpo, as vitaminas também desempenham papel importante na manutenção de uma boa saúde dos olhos, ajudando a prevenir uma série de problemas que podem surgir e comprometer a visão.

Os problemas de visão podem surgir devido aos mais variados fatores, e entre eles, também estão as deficiências nutricionais graves, ou seja, deixar de consumir determinadas vitaminas pode levar a algumas doenças nos olhos.

Alimentos que fazem bem para os olhos

Alimentos ricos em vitaminas A e C para evitar doenças nos olhos

Você certamente já ouviu que comer cenoura é bom para a visão, o que está correto (Foto Ilustrativa)

Entre as vitaminas que trazem benefícios para os olhos, uma das principais é a vitamina A, ótima para manter uma boa visão durante o dia e especialmente à noite. A deficiência dessa vitamina no organismo pode levar à secura da conjuntiva do olho, pálpebras inchadas e úlceras na córnea, além de catarata e degeneração macular.

Para evitar esses e outros problemas na visão, vale apostar em alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, vegetais coloridos, tomate, pimentão (verde e amarelo), gema de ovo, fígado, espinafre, manga, mamão, abóbora, damasco e batata-doce, entre outros.

As frutas cítricas estão entre as melhores fontes de vitamina C (Foto Ilustrativa)

Já a vitamina C é boa para os olhos porque também ajuda a prevenir a catarata, além de ser muito eficiente na redução da pressão intra-ocular nos pacientes com glaucoma, sem contar que se trata de uma excelente substância para aumentar a imunidade, protegendo o organismo de várias doenças.

Leia Também:  Vestidos com tons claros para festas

Cuidados necessários para proteger os olhos

Entre os alimentos ricos em vitamina C, vale destacar as frutas cítricas (laranja, tangerina, limão, etc), vegetais de folha verde, melão, tomate, couve verde, lichia, goiaba, abacaxi, kiwi, morango, acerola, caju, brócolis, aspargos, repolho e rúcula.

Outras vitaminas essenciais para os olhos

Várias outras vitaminas ajudam na proteção dos olhos (Foto Ilustrativa)

Outra das vitaminas essenciais para a saúde dos olhos é a vitamina E, presente em óleos vegetais, germe de trigo, vegetais de folha verde e nozes, entre outros alimentos, que auxilia na redução do risco de catarata.

7 dicas para proteger a saúde ocular

A vitamina B2 (riboflavina) também é ótima para aumentar a proteção dos olhos, podendo ser encontrada no leite, feijão de soja, fígado, amêndoas, levedura de cerveja e vegetais verdes.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top