Alimentos ricos em selênio

Alimentos ricos em selênio

O selênio é um mineral muito importante para o organismo, principalmente devido a sua ação antioxidante. Especialistas afirmam que, quando a dieta do indivíduo…

Por Editorial MDT em 05/07/2013

O selênio é um mineral muito importante para o organismo, principalmente devido a sua ação antioxidante. Especialistas afirmam que, quando a dieta do indivíduo é pobre em selênio podem surgir sintomas como como dores musculares, cansaço e fraqueza muscular. Além disso, é possível observar manchas brancas nas unhas. Conheça alguns exemplos de alimentos ricos em selênio.

A castanha do pará é rica em selênio. (Foto: divulgação)

A função antioxidante do selênio

O selênio é um mineral que participa da formação de enzimas responsáveis pela ação antioxidante no corpo. Além disso, ele também colabora com a melhora da absorção da vitamina E, essencial para a neutralização dos radicais livres. Como consequência previne o processo de envelhecimento e de manifestação e doenças do coração.

Melhorando a imunidade

Quando o indivíduo não ingere a quantidade suficiente de selênio, acaba colaborando com a produção de substâncias pró-inflamatórias no organismo. Como resultado, o sistema imunológico (de defesa) acaba ficando sobrecarregado e mais fraco, levando ao aparecimento de diversas doenças, inclusive viroses e outras infecções.

Colaborando com o bom funcionamento da tireoide

O consumo adequado de selênio, zinco e iodo tem relação direta com o bom funcionamento da tireoide. Diversas pesquisas mostram que a deficiência de selênio pode afetar de forma direta a produção dos hormônios tireoidianos, manifestando os sinais e sintomas de uma doença tireoidiana.

O selênio colabora na prevenção do envelhecimento. (Foto: divulgação)

Prevenindo o câncer

Alguns estudos demonstraram que a deficiência de selênio aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de pulmão, ovários e próstata. Assim, um consumo diário adequado do mineral, pode colaborar com a prevenção dessa doença tão preocupante em nosso meio.

O selênio e a função desintoxicante

O selênio é um mineral que colabora com o bom funcionamento do fígado, facilitando assim, a eliminação de toxinas. Além disso, ajuda a eliminar metais como o mercúrio e o cádmio que estão diretamente relacionados ao desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como por exemplo, o Alzheimer.

Alimentos ricos em selênio

Após conhecer um pouco mais sobre os benefícios que o selênio pode proporcionar à vida do indivíduo, conheça abaixo alguns exemplos de alimentos que são ricos em selênio. São eles:

  • Castanha do pará;
  • Germen de trigo;
  • Levedo de cerveja;
  • Rins;
  • Fígado;
  • Atum;
  • Mariscos;
  • Sementes de girassol;
  • Mariscos;
  • Lentilhas;
  • Castanha de caju.

É importante ressaltar que o consumo excessivo do selênio, pode trazer alguns prejuízos ao indivíduo. Assim, a dosagem diária ideal para obter os benefícios é de 55 mcg para os adultos.

Saiba quais são os alimentos ricos em selênio. (Foto: divulgação)

O selênio traz grandes benefícios à vida do indivíduo. Após conhecer alguns exemplos de alimentos ricos em selênio, basta adicioná-los a sua dieta e obter os benefícios.

Top