Alimentos ricos em fibras

A ingestão de fibras alimentares é extremamente importante para a saúde, por isso, os alimentos ricos nessas substâncias são requisitos essenciais de qualquer dieta.…

Alimentos integrais são ricos em fibra.

A ingestão de fibras alimentares é extremamente importante para a saúde, por isso, os alimentos ricos nessas substâncias são requisitos essenciais de qualquer dieta. É bom lembrar que as fibras não são encontradas em alimentos de origem animal, como carne, ovos e leite; muito pelo contrário, elas são um componente alimentar vindo exclusivamente das plantas, que promete trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Vantagens da dieta rica em fibras

Uma dieta rica em fibras e com baixos teores de gordura é excelente para auxiliar o bom funcionamento intestinal, além de ajudar a prevenir diversas doenças graves, como problemas cardíacos, diabetes e até o câncer.

Outra vantagem da ingestão desse componente é sua eficiência em auxiliar no controle de peso, uma vez que conta com propriedades interessantes como a capacidade em inibir a fome, devido ao fato de ficar muito mais tempo no estômago, promovendo a sensação de saciedade. Além disso, dificulta a absorção de gorduras pelo organismo, o que excelente para o controle da colesterolemia.

Legumes e verduras auxiliam no funcionamento intestinal.

Dicas para ingerir mais fibras

Não é difícil encontrar alimentos ricos em fibra, além do mais, alimentos comuns podem ser substituídos por outros, com maior teor desse componente alimentar. A dica é optar por alimentos em versões integrais.

No caso de pessoas que não conseguem aderir os integrais à dieta, é possível fazer uso de alimentos em forma de farelo, como a linhaça, por exemplo, que pode ser colocada em bolos, pães, massas e até mesmo misturada no arroz, garantindo uma dose extra de fibras alimentares.

Alimentos ricos em fibras

As fibras são naturalmente encontradas em produtos de origem vegetal, como verduras, frutas e legumes. Boa quantidade dessa substância pode ser encontrada em feijões, ervilhas, grão de bico e lentilhas, que podem ser adicionadas em sopas, cremes, ensopados e saladas.

Leia Também:  Pacote de viagem, Alasca CVC 2012

Alguns grãos, como o arroz integral, cevada integral, farelos de trigo, linhaça e quinoa são muito saudáveis e ajudam a dar uma diversificada no cardápio do dia-a-dia. As frutas como maçã, manga, laranja, ameixa e pera apresentam grandes teores de fibra, que ficam concentrados em suas cascas ou bagaços. As hortaliças como alface, rúcula, agrião e espinafre também são excelentes fontes desse componente alimentar.

As fibras precisam ser integradas ao hábito alimentar, mas para evitar desconfortos como flatulências, plenitude epigástrica, cólicas ou diarreia, é recomendado o aumento gradativo desses componentes na dieta, para que o organismo tenha tempo de se adaptar. Também é importante aumentar o consumo de líquidos, para que a absorção de minerais não seja prejudicada.

As fibras ajudam na perda de peso e controle da vontade de comer.

Top