Alimentos ricos em cálcio que não contém leite

Todos nós sabemos que o cálcio é um nutriente indispensável para nosso organismo. Afinal ele participa da formação e manutenção de ossos, dentes e…

Todos nós sabemos que o cálcio é um nutriente indispensável para nosso organismo. Afinal ele participa da formação e manutenção de ossos, dentes e muitos órgãos do nosso corpo. Porém, existem algumas pessoas que não são muito fãs do leite ou não podem consumir o produto devido a outros problemas. A boa notícia é que existem alimentos que são fonte cálcio sem leite. Saiba mais sobre o assunto.

O cálcio não está presente somente no leite. (Foto: divulgação)

Alimentação rica em cálcio

Quando falamos em cálcio, logo pensamos no leite. Afinal, ele é a principal fonte desse nutriente do nosso cardápio. Porém, é importante ter cuidados redobrados, não somente aqueles que sofrem com alergia ao leite ou intolerância à lactose, mas também os que não são adeptos ao consumo do leite.

Segundo o especialista Roberto Navarro, o cálcio é essencial para formação de massa óssea, coagulação sanguínea e também para a contração muscular. Além disso, é essencial ingerir a quantidade certa desse mineral, que varia de acordo com a idade, podendo chegar a 1.200 miligramas por dia após os 50 anos. Para garantir o consumo, é importante apostar no consumo de alimentos com boas fontes de cálcio.

Existem vários alimentos que são ricos em cálcio e não contém leite. (Foto: divulgação)

Dicas de alimentos ricos em cálcio que não contém leite

1. Tofu: segundo especialistas, o tofu apresenta maior quantidade de cálcio que o leite. Enquanto 100 g de leite possui 100 mg de cálcio, em 100 g de tofu existem 159 mg de cálcio. O maior problema está na absorção que é feita com maior facilidade de alimentos de origem animal do que vegetal. Porém, esse alimento ainda é uma ótima fonte de cálcio.

Leia Também:  Alimentos Ricos em Proteínas e Carboidratos

2. Brócolis: esse alimento cru contém cerca de 400 mg de cálcio a cada 100 g. O ideal é consumir o alimento cozido ou no vapor. Ao submetê-lo no cozimento ele perde cerca de 70% do cálcio, enquanto no vapor é perdido só 25%. Portanto, o consumo a vapor é o mais indicado.

3. Sardinha: assim como os outros peixes de água fria, o alimento oferece 500 mg de cálcio a cada 100 g. Além disso, o peixe é um alimento fácil de ser digerido e altamente recomendado para atingir as recomendações diárias de ingestão de vitaminas A e D.

4. Espinafre: a cada 100 gramas de espinafre contém 160 mg desse nutriente. Além disso, ele é ótima fonte de ferro, sendo indicado também para as anemias.

5. Semente de gergelim: essa semente costuma se destacar na perda de peso, devido às quantidades de fibras adquiridas. O cálcio também pode ser encontrado nessa semente, sendo que a cada 100g de gergelim estão presentes 400 mg de cálcio.

6. Outros alimentos: dentre outros alimentos que são excelentes fontes de cálcioestá a soja, linhaça, aveia, chia e o grão de bico. Insira esses alimentos no seu cardápio diário.

O brócolis é um alimento rico em cálcio. (Foto: divulgação)

Os alimentos ricos em cálcio sem leite devem ser inseridos na dieta de quem não é adepto ao leite. O ideal é apostar em uma alimentação balanceada com orientação de uma nutricionista. Além disso, deve-se ter uma rica em outros nutrientes essenciais.

Top