Alimentos reconfortantes: quais são

Para quem desconhece, os alimentos reconfortantes são aqueles que, de uma forma ou de outra, conseguem satisfazer a necessidade do indivíduo durante o dia.…

Para quem desconhece, os alimentos reconfortantes são aqueles que, de uma forma ou de outra, conseguem satisfazer a necessidade do indivíduo durante o dia. Em geral, eles são consumidos para aliviar e acalmar alguma emoção que possa estar à flor da pele. Saiba quais são os alimentos reconfortantes.

A fome emocional ocasiona o consumo desenfreado de alimentos. (Foto: divulgação)

Contendo as emoções através da alimentação

Os alimentos reconfortantes são aqueles que ajudam as pessoas a combater os sentimentos, através da sua ingestão. Entre os exemplos de alimentos que possuem essa função estão o sorvete, os doces, o chocolate e os biscoitos. No caso dos homens, o consumo de pizzas ou de alimentos ricos em carboidratos e gorduras, é uma ótima opção para aliviar a tristeza e a ansiedade, por exemplo.

Aprendendo a controlar a impulsão

É importante conseguir identificar se a fome tem origem física ou emocional. Para saber isso, o indivíduo deve ficar atento aos seus sentimentos, já que a ingesta de comida não depende do tipo de alimento escolhido, mas sim da emoção vivida naquele momento. Uma boa maneira de evitar esse consumo desenfreado de alimentos, é ante de decidir comer sem fome, avaliar se a ingestão está diretamente relacionada com a fome física (realmente existe a necessidade de ingerir o alimento) ou fome emocional (utiliza-se o alimento para aliviar a emoção).

O chocolate é um dos alimentos mais reconfortantes que existem. (Foto: divulgação)

Fome física X fome emocional

A diferença entre a fome física e a fome emocional é um fator contribuinte para combater a impulsão. Para que o indivíduo consiga compreender mais sobre suas diferenças, conheça alguns detalhes de cada um deles.

  • Fome emocional – esse tipo costuma aparecer de forma imediata e precisa ser satisfeita com urgência. Além disso, o indivíduo continua a consumir os alimentos, mesmo estando saciado.
  • Fome física – este tipo surge de forma gradual, dando ao indivíduo tempo para buscar outras opções de alimentos. Nesse caso, após estar satisfeito, não há mais ingesta de alimentos.
Leia Também:  Passagens rodoviárias litoral SP, preços

A fome emocional e o consumo de alimentos reconfortantes

A fome emocional tem como característica principal o consumo desenfreado de alimentos que combatem a necessidade emocional daquele momento. Esses alimentos, de alguma forma, proporcionam tranquilidade e segurança, pelo menos por um tempo.

Saiba quais são os alimentos reconfortantes. (Foto: divulgação)

Muitas pessoas recorrem ao consumo de alimentos para combater as emoções. Após conhecer alguns exemplos de alimentos reconfortantes e diante de problemas emocionais, busque a orientação de um especialista.

Top