Redacao 30/08/2011 Saúde

A beleza dos cabelos depende muito do que é ingerido, a procura por cabelos lindos com brilho e sem ser ressecados ou com pontas duplas é muito grande, não é impossível de se conseguir, mas é difícil.

Além de usar produtos que sejam adequados ao cabelo, é essencial melhorar a estrutura interna do fio, para que ele possa resistir às agressões externas a quais são submetidos todos os dias.

Não são só as agressões externas do clima e da poluição que influenciam na beleza dos cabelos, mas também os produtos químicos que são usados para os deixar com outra aparência como, alisamentos, progressivas, colorações e muitos outros.

Quando a alimentação não é balanceada da forma que o organismo precisa, ele retira nutrientes de órgãos e estruturas que não são vitais, como o cabelo, por exemplo. Essa situação pode ser prolongada como em caso de estresse. O cabelo é feito basicamente de proteína (queratina) e para mantê-lo saudável, é preciso comer alimentos protéicos como, carne, leite, ovos e legumes. Os cabelos precisam estar lindos, pois são considerados a moldura do rosto e mulher nenhuma quer estar com o seu cabelo feio e sem vida.

Veja o que os alimentos fazem nos cabelos e seus benefícios:

– Crustáceos, gema de ovo, fígado e vegetais com as folhas escuras – são alimentos ricos em ferro, mineral que influencia no processo de crescimento do cabelo.

– Azeite de oliva e margarina – contém gorduras insaturadas, que garantem a lubrificação do fio.

– Cereais integrais, carnes, leite, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos –  têm vitaminas do complexo B, que ajudam a nutrir o couro cabeludo.

– Fígado, gema de ovo, pêssego, melão, vegetais amarelos e verdes escuros – são ricos em vitamina A, que fortalece os fios.

– Frutas Cítricas e tomate – têm vitamina C, que estimula o crescimento dos fios e melhora a irrigação sanguínea.

– Magnésio é importante na formação de queratina que constituem os fios e você encontra nos frutos do mar, no melão, abacate, abacaxi, carambola e nozes.

– Cálcio – a deficiência desse mineral torna os cabelos fracos e quebradiços, podem ser encontrados no leite e derivados, tofu, salmão e sardinha.

– Sódio – ajuda a controlar o teor da água dentro dos fios e da brilho, pode ser encontrado em frutos do mar, tomate, aipo e tofu.

Já deu para perceber que a vida do cabelo depende do alimento que é ingerido, para ter um cabelo saudável e com muito brilho é necessário se alimentar de maneira equilibrada. Porém para ajudar você ainda pode optar por mais algumas medidas como:

– Cuidado com as tinturas artificiais e produtos fixadores que contem álcool, eles prejudicam a qualidade dos cabelos, tiram vida e o brilho;

– Tomar banhos excessivamente quentes prejudica os cabelos e os deixam quebradiços e ressecados;

– O sol das horas mais quentes do dia deve ser evitado. Ele queima os cabelos e os deixa ressecados, principalmente as pontas que ficam quebradiças e facilita a formação de nós e pontas duplas.

Mesmo comendo alimentos que trazem benefícios para os cabelos é necessário fazer uma hidratação por mês. Usar shampoo adequado ao tipo de cabelo e mantê-los sempre limpos retirando as impurezas do dia a dia. Os cabelos são como as plantas, necessitam de água, nutrientes e cuidados para que cresçam saudáveis.

Outros artigos

Costa Cruzeiros 2012

10/12/2010

Costa Cruzeiros 2012

A Costa Cruzeiros é uma grande operadora de cruzeiros marítimos que inova sua programação a cada temporada. A empresa leva seus tripulantes para diversos trechos...

Mala que vira churrasqueira

12/12/2011

Mala que vira churrasqueira

Atualmente, no mercado dos produtos utilitários estão surgindo produtos que facilitam não só o dia a dia das pessoas, mas a vida em si. São produtos que dispensam a ...

Dicas para escolher os doces de casamento

11/09/2014

Dicas para escolher os doces de casamento

As dicas para escolher os doces de casamento são de grande ajuda para as noivas que ainda não sabem quais guloseimas servir na festa do ‘grande dia’. O mercado já nã...