Alimentos que são amigos dos cabelos

Segundo pesquisas, a alimentação interfere diretamente na beleza da pele. E com o cabelo a história não muda. Por isso, para que ele cresça…

Por Editorial MDT em 15/07/2013

Segundo pesquisas, a alimentação interfere diretamente na beleza da pele. E com o cabelo a história não muda. Por isso, para que ele cresça ainda mais forte, é preciso aumentar os ingredientes que tem que fazer parte do cardápio diário. Saiba mais sobre o assunto e veja os alimentos que tratam os cabelos.

A alimentação saudável é essencial para os cabelos. (Foto: divulgação)

Alimentação para cabelos

Os cosméticos e aquele cabeleireiro fazem milagres com o visual. Mas não adianta ir somente ao melhor salão ou comprar produtos excelentes se não cuidarmos do couro cabeludo. Nem fornecer nutrientes que os fios necessitam para crescer fortes e bonitos.

O baixo consumo de proteínas, minerais e vitaminas pode levar à perda do brilho, queda e até interferir no crescimento dos fios.  Segundo especialistas, a ingestão de água também é fundamental para levar os nutrientes até o bulbo capilar.

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Dermatology Clinic, o consumo diário de um filé de carne médio (120g), que é fonte de proteína, com dois copos de água previne o ressecamento dos fios e abertura das cutículas. Mas esse é somente uma das dicas de alimentação para seu cabelo.

As frutas são excelentes alimentos para os cabelos. (Foto: divulgação)

Dicas de alimentos que são amigos dos cabelos

1. Cenoura: ela contém nutrientes como betacaroteno e vitamina A. O primeiro é uma antioxidante que combate a ação dos radicais livres e evita a per dos pigmentos que tornam os fios brancos. A vitamina A atua na saúde das células do couro cabeludo, nutrindo-as e interferindo na produção de oleosidade do fio.

2. Espinafre: contém ferro, mineral que participa da nutrição dos folículos capilares. O espinafre é rico em clorofila, que junto com o ferro, ajuda no equilíbrio da oleosidade do couro cabeludo, fortalece a raiz e normaliza o ciclo de crescimento dos fios.

3. Aveia: o grão contém silício, mineral capa de estrutura a queratina, proteína que forma o cabelo. A aveia ainda é rica em vitaminas do complexo B e zinco. Esses nutrientes atuam no bulbo capilar, melhorando o crescimento e atua também em mudanças hormonais que podem causar fios brancos antes do tempo.

4. Soja: também é uma excelente fonte de proteína, nutriente que compõe 97% do cabelo. Se não existe quantidade certa de proteína, o organismo não consegue criar novos fios para substituir os que caíram. Ocorre uma alteração do pigmento e textura dos fios, que perdem a intensidade da cor e ficam mais opacas, secas e finas.

5. Laranja: essa fruta contém uma substância chamada de pectina. Nela fibras que ajudam a eliminar as toxinas, que quando em excesso contribuem para o aumento da oleosidade e o aparecimento de caspa.

6. Morango: a fruta é rica em flavonóides e vitamina C, substâncias e ativam a microcirculação no couro cabeludo. Dessa forma, os fios crescem mais rápido, resistentes e menos sujeitos a queda.

A alimentação ajuda a manter os cabelos bonitos e saudáveis. (Foto: divulgação)

Para ter cabelos bonitos e saudáveis é preciso muito mais do que simplesmente cuidados com uso de produtos ou cabeleireiro. A alimentação saudável é essencial para manter os fios bonitos e também ter um couro cabeludo saudável. Aposte nas dicas de alimentos que contribuem para cabelo bonito.

Top