Alimentos que prejudicam os músculos

Pessoas aficionadas por academia podem não ter o ganho de massa esperado, mesmo seguindo todas as orientações do treinador e suando a camisa em…

Por Editorial MDT em 23/05/2013

Pessoas aficionadas por academia podem não ter o ganho de massa esperado, mesmo seguindo todas as orientações do treinador e suando a camisa em atividades aeróbicas. A resposta para o problema pode estar na dieta do indivíduo, pois a ingestão dos alimentos inadequados é capaz de comprometer o treinamento físico e impedir o adequado ganho de massa muscular. Fique por dentro do assunto e confira algumas dicas alimentares para não prejudicar os músculos.

Saiba quais alimentos são capazes de aumentar a massa muscular.

Algumas dicas alimentares podem ajudar a ganhar massa muscular. (Foto: divulgação)

Escolhendo os carboidratos certos no momento propício

Os carboidratos não são iguais e é fundamental saber escolher o alimento certo para cada momento, a fim de proporcionar a energia necessária para a realização dos exercícios. A principal diferença é com relação ao perfil de digestão.

Antes do treino o mais indicado é a ingestão de alimentos leves e fáceis de serem digeridos, como frutas ou barras de cereal. Sempre que o treino durar mais de uma hora, é preciso ingerir outra fonte de carboidrato depois de 50 minutos de exercícios. Após a academia o mais recomendado é optar por carboidratos de absorção imediata, como pães e torradas não integrais.

Comer alimentos leves antes do treino garante a energia necessária para os exercícios. (Foto: divulgação)

Proteínas em excesso

A proteína é um nutriente fundamental para o desenvolvimento muscular, pois participa na constituição das fibras e, por isso, é indispensável para quem busca um corpo sarado. Entretanto, não existe nenhum benefício comprovado em consumir exageradamente alimentos ricos nessa substância, pois uma vez suprida a necessidade metabólica do indivíduo, todo o excedente acaba não sendo reabsorvido e pode até mesmo ser prejudicial à saúde.

Uma dieta ideal e que contribui para o ganho de massa muscular sem causar malefícios ao indivíduo é aquela constituída por 20% de proteínas, como as carnes vermelhas e cereais integrais.

Os malefícios do álcool

As bebidas alcoólicas são extremamente prejudiciais para quem busca um corpo perfeito, pois além de inibirem a queima de gordura, ainda inibem vias metabólicas importantes, de forma a dificultar o ganho de massa magra. Outro problema é que o uso de álcool estimula a eliminação de água corporal, podendo levar à desidratação e aumentar os prejuízos.

Confira algumas dicas de exercícios físicos que podem ser feitos em casa.

O álcool é um grande vilão para quem busca o corpo perfeito. (Foto: divulgação)

Para manter uma vida saudável e garantir o adequado desenvolvimento muscular, não basta passar horas na academia e é preciso saber escolher os alimentos certos, capazes de proporcionar os nutrientes necessários sem prejudicar o organismo.

Top