Alimentos que podem ser perigosos

Muitas vezes as aparências enganam, e alguns alimentos que dão água na boca podem ser muito mais perigosos do que se imagina. Uma relação…

Por Editorial MDT em 21/06/2013

Muitas vezes as aparências enganam, e alguns alimentos que dão água na boca podem ser muito mais perigosos do que se imagina. Uma relação interessante, feita pelo site “Mother Nature Network”, listou alguns alimentos que podem ser perigosos, dentre os quais é possível encontrar desde iguarias bastante exóticas até produtos super comuns na mesa dos brasileiros. Confira:

É preciso tomar bastante cuidado na preparação de certos alimentos. (Foto: divulgação)

Alimentos que podem ser perigosos

  • Tomate e batata

Dois itens muito frequentes na lista de compras de muitas famílias entram na lista de alimentos que podem ser perigosos para a saúde. Tanto os brotos e folhas do tomate como da batata possuem solanina, uma toxina que, apesar de não ser tão potente quanto outras substâncias, é capaz de causar dores de cabeça, vômito, náuseas e diminuição importante da pressão arterial.

  • Vagem

A vagem é um dos vegetais mais perigosos à saúde e não deve ser consumida crua, pois pode apresentar níveis elevados de cianureto, letal para os humanos. A única maneira de evitar os riscos é cozinhar bem a vagem, lembrando-se de manter a panela destampada, de modo que o veneno seja eliminado na forma de gás.

  • Mandioca

Um alimento bastante comum na mesa de muitos brasileiros, a mandioca possui cianureto em suas raízes e folhas. Para poder ser consumida com segurança deve ser socada e seca adequadamente.

A vagem deve ser cozida em panela aberta. (Foto: divulgação)

  • Semente de mamona

O óleo de mamona pode ser usado, de forma tópica, para tratar uma série de problemas de saúde. Entretanto muita gente não sabe que esse produto não pode ser ingerido, pois contém uma toxina vegetal bastante potente, conhecida como ricina. Duas sementes são o suficiente para matar uma pessoa adulta.

  • Amêndoas

A amêndoa é outra planta que apresenta cianureto como forma de defesa. Por isso esse tipo de alimento deve ser devidamente processado antes de ser vendido para o consumo humano.

  • Cogumelos

O fungo queridinho das receitas de muitos chefes de cozinha deve ser usado com bastante cuidado, pois um tipo específico, o Amanita phalloides, também chamado de cicuta verde, é uma causa bastante frequente de envenenamento. A maneira mais eficaz para se prevenir do problema é nunca colher os cogumelos e comprar apenas os produtos fornecidos por empresas confiáveis.

  • Baiacu

Considerado uma iguaria da cozinha oriental, esse peixe possui uma neurotoxina bastante potente, a tetrodotoxina. O veneno não possui antídoto e um único animal é o capaz de matar até 30 homens adultos. Mesmo sendo preparado por chefes experientes, anualmente ainda acontecem alguns casos de envenenamento.

A amêndoa contém cianureto e deve ser processada para o consumo humano. (Foto: divulgação)

Apesar de serem deliciosos, alguns produtos podem ser bastante perigosos para a saúde e, por isso, é necessário tomar bastante cuidado antes de consumir determinados alimentos. Vale a pena se manter atento e seguir as devidas recomendações para prevenir acidentes.

Top