Alimentos que podem causar intolerância e alergia

Conheça os alimentos que podem causar intolerância e alergia. Quando ingerimos determinados itens, nem sempre a resposta do corpo é positivo. Na verdade, quando…

Por Isabella Moretti em 14/10/2015

Conheça os alimentos que podem causar intolerância e alergia. Quando ingerimos determinados itens, nem sempre a resposta do corpo é positivo. Na verdade, quando o sistema imunológico não aceita uma determinada substância, ele se manifesta através de sintomas alérgicos. Em alguns casos, o problema pode se tornar grave e conduzir para um quadro de anafilaxia.

Alimentos que podem causar intolerância e alergia. (Foto Ilustrativa)

Alguns alimentos, que na maioria das vezes parecem indefesos, podem causar sérios problemas na vida de quem sofre de alergia alimentar. É preciso fazer uma adaptação no cardápio para não desenvolver sintomas como dor abdominal, vermelhidão, coceira, diarreia, tontura, tosse, vômito, náuseas, irritação na pele, cólicas e inchaços.

Leia mais: Alergia Alimentar, Sintomas, Tratamento

O sistema imunológico tem a função de defender o corpo de microrganismos prejudiciais, como é o caso das bactérias e dos vírus. Os mecanismos de defesa, no entanto, nem sempre funcionam corretamente e acabam se voltando contra substâncias inofensivas. É por causa disso que algumas pessoas desenvolvem alergia a alimentos específicos.

Alimentos que podem causar intolerância e alergia

O camarão é um dos alimentos que mais causam alergia. (Foto Ilustrativa)

Estima-se que pelo menos uma alergia alimentar afeta entre 8% e 10% da população no Brasil. Entre os itens que mais causam reações alérgicas, vale destacar o peixe, os crustáceos, os ovos e o leite.

Quem tem alergia alimentar precisa adotar alguns cuidados na rotina. Em geral, é preciso ler atentamente os rótulos dos alimentos e evitar a substância considerada “gatilho” de uma reação alérgica. Se o alérgico precisa ir a um restaurante ou festa, o ideal é que ele leve a própria comida para não correr o risco de uma crise alérgica.

Poucas pessoas sabem, mas existe uma resolução da Anvisa que torna obrigatória a menção de ingredientes que costumam causar alergias nos rótulos dos alimentos. Essa informação deve aparecer em caixa alta e em negrito, logo abaixo da lista de ingredientes.

Saiba mais: Alergia e intolerância alimentar: diferença

Quais são os alimentos que mais causam alergia?

Muitas pessoas sofrem com alergia ao leite. (Foto Ilustrativa)

Na infância, é comum aparecerem reações alérgicas a leite, ovo, amendoim, camarão, caranguejo, lagosta, frutas secas e alimentos com glúten. Com o passar do tempo, a alergia alimentar pode simplesmente desaparecer ou se instalar no organismo, acompanhando o indivíduo pela vida toda.

O ovo é um grande causador de alergias. (Foto Ilustrativa)

O Mundo das Tribos selecionou os alimentos que podem causar intolerância e alergia. Confira:

– Leite

– Ovo

– Trigo

– Soja

– Crustáceos

– Peixe

– Amendoim

– Castanhas

Veja também: Alergias alimentares em bebês

Ao evitar os alimentos que podem causar intolerância e alergia, o alérgico consegue ter uma vida absolutamente normal e saudável. Portanto, o exercício é mesmo a reeducação alimentar. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top