Alimentos que podem causar acne

A acne é formada pela quantidade excessiva de sebo, produzido pelas glândulas sebáceas, que bloqueia os poros na base dos folículos capilares, provocando pequenas…

A acne é formada pela quantidade excessiva de sebo, produzido pelas glândulas sebáceas, que bloqueia os poros na base dos folículos capilares, provocando pequenas erupções na pele. Alguns alimentos podem ajudar na prevenção e no tratamento da acne. Saiba mais sobre o assunto e veja os alimentos que podem causar acne.

Alguns alimentos podem influenciar no surgimento da acne. (Foto: divulgação)

Formação da acne

Devido ao aumento da secreção sebácea e o estreitamento e obstrução do folículo polisebáceo ocorre o aparecimento dos cravos. Isso faz com que se torne mais propenso a proliferação de microrganismos que geram inflação, conhecida como espinha.

Normalmente, as áreas mais atingidas são do rosto e costas, e geralmente surgem na puberdade. As causas de problemas são muitas, como hereditariedade, problemas hormonais, hiperatividade das glândulas sebáceas, síndrome dos ovários policísticos e outros.

O fato é que a alimentação influencia no funcionamento do nosso corpo, portanto, alguns alimentos podem ajudara a eliminar as espinhas ou piorar ainda mais o problema. Veja quais são os alimentos que podem causar acne.

O consumo excessivo de leite pode provocar acne. (Foto: divulgação)

Alimentos que podem causar acne

1. Leite e derivados: de acordo com uma pesquisa divulgada na revista Skin Therapy, apesar do leite ser um alimento rico em nutrientes, ótima fonte de cálcio, seu consumo deve ser moderado por pessoas que apresentem quadro grave de acne. Ele apresenta grandes concentrações hormonais, uma vez que foi comprovado que a acne está relacionada com o aumento da atividade hormonal.

2. Alimentos de alto índice glicêmico: as balas, doces, bolachas, tortas e massas são alguns dos alimentos que fazem parte desse grupo, normalmente ricos em açúcar, pobres em fibras e outros nutrientes. Eles são considerados prejudiciais para pessoas com acne. O consumo excessivo desses alimentos, estimula a produção de hormônios como a testosterona, responsável pelas características sexuais masculinas. Os alimentos como chocolate e sal, não possuem ação maléfica comprovada para a acne.

Leia Também:  Amaciar sapatos, dicas, como fazer

3. Alimentação rica em carne: as carnes são excelentes fontes de proteínas de alto poder nutritivo, porém seu consumo excessivo pode contribuir para o surgimento de acne devido a presença de grandes quantidades hormonais. O consumo desse alimento deve ser moderado.

Aposte em uma alimentação balanceada para prevenir a acne. (Foto: divulgação)

A alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo e também para a prevenção de possíveis afecções de pele, como a acne. Existem alguns alimentos que ajudam a evitar a acne  e outros que podem piorar ainda mais o quadro. Aposte em uma alimentação balanceada rica em frutas, verduras e legumes, pois auxiliam no combate da acne.

Top