Alimentos que pioram o refluxo

Conheça os Alimentos que pioram o refluxo. Todos nós já tivemos refluxo em algum momento da vida, porém existe a doença do refluxo, onde…

Por Redacao em 11/09/2014

Conheça os Alimentos que pioram o refluxo. Todos nós já tivemos refluxo em algum momento da vida, porém existe a doença do refluxo, onde esta condição se repete com bastante frequência. Na doença do refluxo gastroesofágico o alimento ou líquido vaza em direção contrária ao estômago para o esôfago (o tubo da boca ao estômago). Essa ação pode irritar o esôfago, causando azia e outros sintomas. Para quem sofre com isso, além de remédios, são proibidos alimentos que tendem a piorar o refluxo. Mesmo que você não tenha a doença, é importante saber quais alimentos causam essa condição com mais facilidade, assim será possível evitá-los.

Muitas pessoas têm refluxo no seu dia a dia (Foto: Divulgação)

Conheça os diferentes tipos de farinha

Alimentos que pioram o refluxo

Diversos tipos de alimentos causam o refluxo ácido. A melhor estratégia é evitá-los completamente. Mas, infelizmente, muitas vezes, representam mais de metade da dieta de muitas pessoas. Confira alimentos que pioram o refluxo:

Refrigerantes – Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas são algumas das principais causas de refluxo ácido. As bolhas de carbonatação expandem dentro do estômago, e o aumento da pressão contribui para o refluxo ácido. Refrigerantes com cafeína e aqueles que são ácidos (quase todos) são ainda piores.

Chocolate- É um dos maiores causadores do refluxo, isso por que é uma tripla ameaça:

  • Contém cafeína e outros estimulantes, como a teobromina, que causam refluxo ácido.
  • É rico em gordura, gordura e provoca refluxo ácido.
  • Tem alto teor de cacau, e cacau provoca refluxo ácido.
Álcool – Cerveja, licor, vinho e acredita-se contribuir para o refluxo. Muitas bebidas alcoólicas não são muito ácidas. No entanto, o álcool é acreditado para relaxar a válvula na parte inferior do esôfago (onde se une ao estômago), levando ao refluxo.
Frituras – Os alimentos fritos são as causas mais reconhecidas do refluxo ácido. Também é o alimento mais frequentemente associado com azia, que é a dor torácica do refluxo esofágico.
Conheça a dieta para reduzir o ácido úrico no sangue

O refluxo é bastante desagradável e existem alimentos que você pode evitar (Foto: Divulgação)

Carnes ricas em gorduras –  Refluxo ácido é causado por alto teor de gordura da carne, porco, cordeiro, que permanecem mais tempo no estômago e assim, aumentam a chance de ter refluxo ácido. Tente cortar um pedaço de carne magra e comê-lo apenas uma vez por semana.

Cafeína – Uma xícara de café ou chá por dia é bom, mas demasiado ao dia pode trazer muitos refluxos.

Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) sintomas

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma condição na qual o conteúdo do estômago (alimento ou líquido) vaza em direção contrária ao estômago para o esôfago (o tubo da boca ao estômago). Essa ação pode irritar o esôfago, causando azia e outros sintomas.

Os sintomas mais comuns são:

  • Sensação de que o alimento pode ter ficado preso atrás do esterno
  • Aumentados ao se curvar, inclinar para a frente, ficar deitado ou comer
  • Mais prováveis ou piores à noite
  • Aliviados por antiácidos
  • Náusea após comer

É importante também saber se você não tem a doença do refluxo (Foto: Divulgação)

Benefícios da pipoca para nosso organismo

Os sintomas menos comuns são:

  • Tosse ou respiração ofegante
  • Dificuldade para deglutir
  • Soluços
  • Rouquidão ou alteração na voz
  • Regurgitação de alimento
  • Dor de garganta

Top